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Affinia completa 10 anos e se mantém 100% focada no mercado de reposição automotiva


Segundo o presidente da Affinia América do Sul, Jorge Schertel, as mudanças no setor foram positivas e mesmo com problemas na economia o aftermarket se manterá aquecido

Por: Fabricio Rezende - 11 de dezembro de 2014

Jorge Schertel, presidente da Affinia do Brasil, que completa 10 anos em território nacionalSer uma empresa líder em fabricação de componentes automotivos, 100% voltados para o mercado de reposição, presente em mais de 70 países, não é para qualquer um, estes são dados básicos da Affinia, que neste mês completa 10 anos.

Pertencente ao grupo norte-americano Cypress a Affinia Group chega à marca de US$ 1,5 bilhão no faturamento anual, contando com 11 unidades fabris, hoje é uma das maiores indústrias de autopeças voltadas exclusivamente para o aftermarket automotivo.

Com seus 10 anos completados em dezembro de 2014 o presidente para América do Sul e Brasil, da Affinia, Jorge Schertel, nos concedeu entrevista exclusiva para falar sobre as atividades da empresa nesse período e os projetos futuros.

Nascida originalmente das operações do grupo Dana no aftermarket, a chegada da Affinia no Brasil se deu junto com novas montadoras, Schertel destacou que com o início das ações destas montadoras, no Brasil e na América do Sul, houve maior número de modelos de veículos mudando assim a dinâmica dos negócios de reposição, trazendo um período de desafios que foram enfrentados e fortaleceram as operações da Affinia em toda a América do Sul, representando quase um terço do total do faturamento da Affinia Mundial.

Quando perguntado sobre os resultados nos últimos 10 anos da Affinia no Brasil, Schertel ressalta que a evolução dos negócios foi muito positiva, o fortalecimento das marcas Nakata, Spice e Wix também ajudou na qualidade das operações.

“Crescemos em média, 8% ao ano, além de ampliação constante do portfólio de produtos, por meio de novas linhas e novas aplicações para as linhas existentes, aumento na capacidade e qualidade das operações, incluindo melhor cobertura geográfica. Também neste período, consolidamos a Nakata, uma marca com 50 anos de Brasil, como uma das marcas líderes no segmento de suspensão”.

Outro destaque do balanço que o presidente faz é o desenvolvimento profissional de seus clientes. “Temos uma base de clientes, que atuam como parceiros de negócios e em todos os elos da cadeia de valor, bem como um conjunto de prestação de serviços aos agentes de mercado para que possam atuar de maneira ainda mais precisa e rentabilizar seus negócios”, destaca Schertel.

Produtos e varejo
Com um portfólio de produtos que vai de suspensão, motor, freio, até transmissão e direção a empresa sempre promoveu muitos lançamentos, entre as linhas mais recentes, como o kit de amortecedores, cubos de roda e amortecedores para motocicletas; a Affinia está sempre inovando no mercado de peças automotivas. “Além dos lançamentos, tivemos atenção especial para que as linhas já existentes atendessem a frota crescente de veículos das novas montadoras no Brasil e marcas importadas. Somente a Affinia Automotiva comercializou nos 10 anos de atuação 115 milhões de peças no mercado de reposição brasileiro”, disse Schertel.

Além dos produtos já reconhecidos pela qualidade no Brasil inteiro a empresa promove várias ações voltadas também aos varejistas e balconistas de autopeças, como programas de relacionamento para os lojistas, promoção de vendas, treinamento, distribuição de material técnico, entre outras.

Neste setor, para comemorar o Dia do Balconista de Autopeças, que ocorre em 26 de novembro, a Affinia destacou a importância que tem o profissional. Para a empresa, como há uma infinidade de marcas e modelos de veículos no mercado dedicar a data aos profissionais é uma forma de valorizá-los.

Juntas homocinéticas da Spicer, também marca da Affinia

100% aftermarket e o reparador
A empresa, focada 100% no mercado de reposição automotiva, precisa de dedicação e estar sempre antenada com o mercado mundial e nacional, Jorge Schertel diz que “é importante estar atualizado com o que há de tendências de tecnologia, ao mesmo tempo em que se investe na capacidade de design de produtos e qualificação da produção. Levamos em conta em todo o nosso conceito de desenvolvimento e de negócios que a peça reparada será instalada para promover as necessidades do proprietário do veículo, prevendo sempre a relação custo/benefício, seja no tempo e na qualidade do reparo em si, pois os veículos já tem algum tempo de uso”.

Não é só investimento na engenharia e fábrica que garante o sucesso da empresa, outro fator é fazer chegar, tão rápido quanto um novo produto, a informação técnica ao reparador. “A Affinia trabalha com foco para garantir que a informação técnica, não só as  peças, chegue às oficinas e, para isso, lança mão de vários recursos que permitem agilizar a comunicação com o mecânico, seja pela internet, palestras de treinamento, eventos e consultorias in loco por meio de nossos profissionais de campo presentes nas principais cidades do País. Nossa missão é prover a peça certa, na hora certa e com informação para ser instalada, corretamente”, completa Schertel.

Schertel ainda é categórico em dizer que não há como pensar na reposição sem seu elo mais importante, o reparador. Este profissional para a Affinia é a prioridade, por isso promover informação e suporte é essencial. “O reparador sabe as necessidades do mercado, a demanda do setor surge na oficina, seja por saber que são eles que determinam a escolha da marca e promovem a satisfação do cliente final. Por isso, são protagonistas e merecem todo o nosso respeito, atenção e consideração”.

Nesta questão do suporte ao principal profissional, ações de treinamento presencial ou por meios eletrônicos, programas e iniciativas do setor, garantem a melhor mão de obra, a Affinia colabora com a formação do reparador, participando do programa Empresa Amiga da Oficina, liderado pelo Sindirepa-SP, patrocinando a 2ª edição do Clube Reparador, mas também possui programa e atendimento diferenciado aos frotistas, como equipe de assistência em campo.

“Criamos o Programa Auto Centers Nakata, que tem como objetivo aprimorar o atendimento técnico ao reparador e do reparador para seus clientes. O programa viabiliza o acesso às informações técnicas e orientações sobre produtos e aplicações, principalmente por conta de novos veículos e tecnologia que chegam todos os dias ao reparador, bem como oferece dicas e melhorias no ponto de vendas e atendimento”, falou Jorge Schertel sobre as ações ao reparador.

A marca Nakata tem mais de 50 anos e está em constante atualização e desenvolvimentoOutra proposta da empresa são as unidades de ‘shock tester’, que visa aproximar a marca com as oficinas e consumidores, o equipamento avalia a eficiência dos amortecedores e da suspensão. Disponibilizado pela Nakata, as unidades viajam pelo País para fazer teste gratuito em conjunto com os parceiros locais. “Denominamos Pit Stop Nakata, trata-se de um projeto fundamental para levar não só informação ao consumidor, mas também mostrar como é importante realizar a manutenção preventiva para garantir a segurança dos ocupantes do veículo”, apresenta Schertel.

A informação é a essência da Affinia, com a preocupação de levar informação técnica ao reparador, também desenvolve uma série de vídeos ministrados pelo Luciano Pires, administrador, escritor, radialista e com vasta experiência em palestras, traz dicas que visam despertar o interesse dos proprietários de oficinas para os desafios que ainda vêm por aí na gestão pessoas, financeira e de governança do negócio.

A Nakata e o Mercado
Quando perguntamos sobre a importância da Nakata para a Affinia, Jorge Schertel nos disse que a marca tem mais de 50 anos de atuação no País, então tem um nome forte no mercado, hoje representa maior parte do faturamento da empresa, sempre está se desenvolvendo, devido ao trabalho e os lançamentos de novas linhas de produtos, que deixam a marca ainda mais consagrada e reconhecida.

No mercado de reposição há muita concorrência e estratégias de gestão são fundamentais, “prover soluções para que a peça certa, na hora certa, seja instalada, corretamente. Parece simples, mas isso norteia um conjunto de estratégia e ações para melhor atender a todos os elos da cadeia até o consumidor final. Isso demanda foco e esforço diário de toda a equipe de colaboradores”, esclarece Schertel.

Sobre o mercado nacional que a todo o momento recebe marcas de origem duvidosa, Schertel nos disse que a melhor maneira de garantir ao consumidor peças de qualidade comprovada é a certificação do Inmetro que já existe em vários componentes automotivos e que vem avançando graças ao trabalho das associações das empresas do segmento, incluindo o Sindipeças. “A certificação regula o mercado uma vez que dá segurança ao consumidor, que tem atestada a qualidade mínima do produto. Isso é fundamental em se tratando de autopeças, pois envolve a segurança dos usuários do veículo. É um assunto muito sério”.

Informação a todos
Para garantir a informação e o marketing de seus produtos a Affinia criou em 2012 várias ferramentas digitais como Facebook e YouTube da marca Nakata para estabelecer canal de comunicação, chegando aos seus consumidores, que podem expressar opiniões e críticas para sempre melhorar os produtos. “Fomos os pioneiros no segmento em criar a fanpage Nakata. Temos equipe dedicada exclusivamente para atender e atualizar informações das redes sociais. Sem dúvida, é importante estar presente nas redes sociais. A experiência tem sido muito positiva e um aprendizado, também uma forma de aproximar a marca ao cliente e saber o que ele pensa, além e poder contribuir com informação”, orgulha-se Schertel.

Para levar as informações técnicas ao reparador a Affinia disponibiliza catálogo impresso e no formato eletrônico, consultoria, equipe de assistência técnica, realização de palestras, cursos no Senai e em parceria com entidades e distribuidores, além de divulgação de vídeos sobre gestão e dicas de aplicação de peças e apoio a eventos do setor.

O nº1 na Nascar, mais de 60 anos de experiência em sistemas de filtragem

Futuro
Para Jorge Schertel há boas perspectivas para o futuro do aftermarket no Brasil, que continuará sendo impulsionado pelo aumento da frota circulante de veículos. “Houve aumento médio de 5% nos últimos anos e já totaliza 40 milhões de unidades, entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. Contabilizando motocicletas o total ultrapassa 50 milhões. Além do número de veículos, há uma mudança de perfil da frota. Há na frota mais tecnologia embarcada e veículos de maior valor, tais como sedans, SUVs e pick ups, que já fazem parte do dia a dia das oficinas e estarão ainda mais presentes no cenário da reparação, aumentando o valor do ticket médio de serviços”.

Sobre os próximos 4 anos da economia nacional, que passa por dificuldades, Schertel nos diz que haverá muito fôlego para o setor. “Acreditamos que o setor de reposição neste governo continuará aquecido. Atendemos os veículos em circulação, aqueles que já saíram do período de garantia de fábrica e que precisam de manutenção, já houve períodos mais difíceis na economia brasileira e a reposição se manteve estável”.

Já para a Affinia o mercado de aftermarket nos próximos anos continuará sendo muito atraente, o que resultará na atração de novos players, bem como evolução na forma de fazer negócios dos atuais. “Neste cenário, o grande desafio é identificar os melhores parceiros de negócios e fazer as escolhas corretas, seja para criar um diferencial cada vez mais claro e que seja percebido pelos clientes ou  para aprimorar a gestão dos recursos, buscando rentabilidade e sustentabilidade, em um mercado onde os ingredientes da receita de sucesso do passado, não serão, necessariamente, os mesmo para o sucesso no futuro”, ressalta Schertel.

Sobre as novas tecnologias Schertel diz que no futuro irão impactar muito a reposição. “A maneira como é feita a reparação já está mudando, os veículos estão vindo embarcados com muitas tecnologias, daí precisamos do melhor conhecimento técnico para os profissionais, por isso a Affinia apoia a capacitação. A empresa também vislumbra a nova dinâmica de negócios do aftermarket, que com o acesso intenso à internet, com a democratização dos aparelhos portáteis, as transações de negócios e a busca de informações estão mais rápidas, o que deverá impactar cada vez mais o setor de reposição”, finaliza Schertel.