Notícias
Vídeos

Troca de óleo deve ser feita no período recomendado para manter a durabilidade do motor das motocicletas


Atenta à demanda do mercado e ao perfil de consumidor, a Castrol foi buscar uma fórmula que conciliasse as especificações dos fabricantes com o melhor custo e benefício

Por: Da Redação - 05 de abril de 2020

O uso de motocicletas para trabalhar, como mototáxi e serviços de entrega de produtos, é uma realidade em diversas cidades brasileiras.  Somente no setor de alimentos, a entrega por aplicativo subiu 23% entre 2017 e 2018, segundo a última pesquisa do Instituto Food Service Brasil. Em 2019, a venda de motocicletas aumentou 13% em todo o Brasil, segundo a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares).

O uso rotineiro de motocicletas como instrumento de trabalho exige que a carga do óleo lubrificante seja trocada com maior frequência, por conta das distâncias percorridas diariamente. Esta prática visa garantir a conservação e durabilidade do motor, além, é claro, a própria segurança do condutor. A recomendação é de Haydeu Queiroz, Gerente Técnico da Castrol, que também alerta o consumidor quanto à importância de utilizar produtos adequados neste processo de manutenção preventiva e que esteja de acordo com as recomendações dos fabricantes de motocicletas.

O novo produto Castrol Actevo Essencial 10W-30, garante ao consumidor uma manutenção de alta potencia, como prestadores de serviço de entrega.

“É fundamental que o lubrificante utilizado nas motos, em qualquer situação de serviço, incluindo o uso diário e intenso por profissionais de entrega, atenda às especificações prescritas pelo fabricante do veículo”, explica Haydeu Queiroz.  Segundo o especialista, o uso de um óleo inadequado pode danificar o motor, gerar borra em seu interior, e prejudicar a performance da moto, além de aumentar o consumo de combustível.

Deste estudo, surgiu o Actevo Essencial 10W-30, lubrificante mais acessível e com a viscosidade necessária para atender à especificação da Honda para as suas motos fabricadas a partir de 2011. “O grau de viscosidade e o nível de desempenho de um lubrificante são fatores essenciais para a preservação do motor, diminuição do acúmulo de resíduos e seu adequado desempenho”, orienta o especialista da Castrol.

A manutenção preventiva de veículos é fundamental quando se analisa a frota em circulação no Brasil. Em janeiro de 2020, circulavam pelas ruas do Brasil 23.235 milhões de motocicletas. No Norte do país, a frota de motos supera em 15% a de carros, já que o veículo de duas rodas soma mais de 2,1 milhões, enquanto os automóveis totalizam 1,8 milhão. Alguns estados brasileiros também refletem esse quadro, como Acre, Pará, Rondônia, Tocantins, Ceará, Maranhão e Piauí. O Nordeste é outra região com presença significativa de motos nas ruas a quase se equiparar com carro, sendo as frotas 6,8 milhões e 7,1 milhões, respectivamente.