Notícias
Vídeos

Parceria entre Renault e PUC do Paraná


Como serão as cidades do futuro e qual será o papel dos automóveis nos centros urbanos? As respostas a essas perguntas começam a tomar forma nas salas de aula da PUC-PR, com o apoio da Renault.

Por: da redação - 19 de maio de 2016

Como serão as cidades do futuro e qual será o papel dos automóveis nos centros urbanos? As respostas a essas perguntas começam a tomar forma nas salas de aula da PUC-PR, com o apoio da Renault. Esse é resultado de uma parceria fechada entre a fabricante e a Escola de Arquitetura e Design da instituição de ensino, que resultou na oferta de novas disciplinas eletivas – ou optativas – a alunos e ex-alunos da universidade. O tema dos cursos é relacionado a cada segmento de atuação do designer e do arquiteto na indústria automobilística.

As disciplinas abrangem seis áreas, que incluem desde a concepção do panorama das cidades ao conceito final do design interno e externo dos veículos, bem como de elementos de interação e conectividade do usuário com o carro. “A PUC-PR e a Renault já possuem uma sólida parceria em outras áreas de atuação acadêmica e social. Essa nova iniciativa reforça nosso compromisso de pensar, em conjunto com a sociedade e o meio acadêmico, o futuro do automóvel”, afirma Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e diretor de Comunicação da marca.

A parceria envolve também a doação de um Renault Duster para a Escola de Arquitetura e Design, para uso em estudos e em pesquisas na instituição. Além disso, no segundo semestre, a PUC-PR irá realizar o evento “Persona”, promovido pelos cursos de Design e aberto à universidade. Nele, os alunos irão customizar o Duster. Os melhores trabalhos avaliados pelo júri da Renault e por professores da Escola irão compor o estande da empresa no Salão do Automóvel Internacional de São Paulo, em novembro deste ano.

INSTITUTO RENAULT

Além da parceria recém-firmada com a Escola de Arquitetura e Design, Renault e PUC-PR mantém também laços em programas de cunho educacional e social mantidos pelo Instituto Renault. Entre eles está o projeto “O Trânsito e Eu”, voltado a crianças de 7 a 11 anos, com objetivo de conscientizar os futuros motoristas para um trânsito mais humano e seguro. A iniciativa já chegou a mais de 280 escolas e tem alcance de 45 mil alunos. O projeto trabalha com a capacitação de professores, que passam a orientar seus alunos. Para isso, recebem um material didático preparado e são treinados pela universidade.

A instituição de ensino também está presente nas ações do Instituto Renault junto à Associação Borda Viva, que já beneficiou mais de 50 mil pessoas do bairro Borda do Campo, bairro localizado nos arredores do Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais. Nesse caso, a iniciativa contou com a parceria da PUC-PR, com o curso de Design de Moda, auxiliando na confecção de acessórios, como bolsas e cintos, elaborados a partir de materiais doados pela Renault.