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Oficina Dimas Norte recebe certificação de qualidade do Inmetro pelo IQA-PIQ

Ao completar 33 anos, a empresa conquista o certificado do IQA referente ao PIQ - Programa de Incentivo à Qualidade

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Por Da redação


Avaliação da Matéria

Não poderia ter uma data mais apropriada para a oficina Dimas Norte, localizada na zona norte de São Paulo-SP, receber a certificação de qualidade do PIQ, Programa de Incentivo à Qualidade, iniciativa do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva - em parceria com o Sindirepa Nacional. O proprietário, Antonio Fiola, que também é presidente do Sindirepa Nacional e Sindirepa-SP, juntamente com a equipe de 25 colaboradores da oficina celebraram os 33 anos de existência da empresa que possui mais duas unidades (outra também na zona norte e mais uma na zona sul) com a conquista da certificação de qualidade do IQA – órgão oficial certificador do setor automotivo que atua há 23 anos, com mais de 2 mil empresas certificadas, inclusive fora do país, entre elas as principais montadoras, além de mais de 140 produtos.  

Fiola fez questão de destacar o desempenho de toda a equipe para obter a certificação e também afirmou que os benefícios deste trabalho são de grande valia para a empresa e refletirão nos clientes. 

Como representante do setor, Fiola falou do trabalho para difundir o PIQ para todas as regiões do país e que estão sendo somados esforços para que isso aconteça. Luiz Sérgio Alvarenga, relações institucionais do Sindirepa Nacional e representante do IQA, tem realizado um intenso trabalho para apresentar o programa a fabricantes, montadoras e também ao Sebrae de vários estados, alguns sinalizaram apoio, o que permitirá a disseminação da certificação da qualidade das oficinas pelo Brasil. 

A Dimas Norte é a segunda empresa de reparação a receber o PIQ. A Fast Fix, localizada no bairro do Ipiranga, em São Paulo, foi a primeira certificada em abril deste ano. Além disso, outras seis oficinas participaram do projeto piloto: Dikar, de São Bernardo do Campo; Ricmil Reparação e Comércio de Peças, de Guarulhos; Centro Automotivo Regente, Evolution, Marques & Marques e Scattini Funilaria e Pintura, de São Paulo. 

O programa PIQ pode ser implantado em etapas: primeiro a empresa obtém a qualificação quando são avaliados 63 quesitos. Para a certificação, que é mais completa, são analisados 133 itens. Segundo Sergio Ricardo Fabiano, gerente de certificação de serviços do IQA, fazer o processo em etapas ou completo depende muito da necessidade, da visão do proprietário e do momento atual da oficina.  

O Programa de Incentivo à Qualidade visa à adoção de melhorias contínuas de processos para a empresa aumentar sua competitividade e resultados. Vários pontos são definidos, como criar planejamento estratégico; fluxograma; procedimentos; missão, visão e valores; gestão financeira; organização; instalações; layout; equipamentos e planos de manutenção; compras e armazenamento; meio ambiente; orçamento; marketing e divulgação. 

Para saber mais sobre o PIQ, acesse www.projetopiq.com.br. 

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