Notícias
Vídeos

O Senai e a certificação


Cada vez mais políticas e estratégias globais de qualidade e de produtividade passam a requerer das empresas certificação

Por: Da Redação - 14 de julho de 2015

A Certificação Profissional é um processo de reconhecimento formal de que uma pessoa possui a competência e a qualificação necessárias para o exercício em determinada atividade. Cada vez mais políticas e estratégias globais de qualidade e de produtividade passam a requerer das empresas a certificação de produtos, serviços, sistemas e de pessoas. A competência profissional passa a ter cada vez mais importância para a inserção de profissionais no mundo produtivo.

INCLUSÃO SOCIAL

Com o intuito de reconhecer formalmente os conhecimentos, habilidades e competências do trabalhador, o Senai instituiu o Sistema Senai de Certificação de Pessoas - SSCP. O objetivo é oferecer à sociedade e à indústria o aprimoramento da qualificação dos trabalhadores para o desenvolvimento econômico e social do País. É o reconhecimento de que uma pessoa possui a qualificação necessária para o exercício profissional em determinado ramo de atividade com a credibilidade e idoneidade do Senai.

POLÍTICAS

• contribuir para elevação da qualificação e níveis de desempenho dos profissionais da indústria;

• ter seus serviços acessíveis a todas as pessoas elegíveis, atendendo às leis aplicáveis;

• ser justo, independente e imparcial em relação a seus solicitantes, candidatos e pessoas certificadas, inclusive seus empregadores e clientes;

• promover a inclusão social;

• atender à diversidade;

• tomar todas as medidas possíveis para garantir a imparcialidade, a ética, a eficácia, a confidencialidade, a segurança e a sustentabilidade em suas atividades.

OBJETIVOS 

• ampliar a oferta de profissionais certificados no mercado de trabalho, mediante análise de demanda;

• propor normas de competência, favorecendo a criação de referenciais nacionais para a certificação;

• atender necessidades de certificação do mercado.

PROCESSO

São todas as atividades pelas quais um organismo de certificação estabelece que uma pessoa atende aos requisitos de competência especificados.

O Processo de Certificação é composto de inscrição, avaliação, decisão sobre a certificação, entrega de resultados, reexame, supervisão, recertificação e, quando aplicável, suspensão, cancelamento, apelação e redução e extensão de escopo. Informações sobre todas as etapas do Processo de Certificação poderão ser obtidas no Guia do Candidato da ocupação pretendida.

INSCRIÇÃO

O solicitante deve acessar previamente o Guia do Candidato da qualificação pretendida e tomar conhecimento das informações sobre o processo de certificação ao qual o candidato será submetido, o que inclui, quando aplicável, a Norma de Requisitos de sua ocupação, disponível para consulta no CEC.

Como condição básica para a realização do processo de certificação, você deve preencher o formulário de Solicitação de Inscrição (no site http://sscp.senai.br/inscricao_candidato.asp) demonstrando que conhece e aceita as regras explicitadas no Guia do Candidato do Senai de Certificação de Pessoas, bem como as consequências de cancelamento do certificado pelo não cumprimento de qualquer de seus itens.