Notícias
Vídeos

Monroe dá dicas de checagem do veículo antes de viajar


O período de férias chegou e com isso a Monroe se preocupou em preparar algumas importantes dicas de cuidados para se tomar antes de pegar a estrada com seu carro. Suspensão e amortecedores são itens que devem ser verificados

Por: Da redação - 23 de julho de 2019

A Monroe alerta para a verificação do sistema de suspensão, que influencia não só no conforto como na segurança dos ocupantes. Os amortecedores devem ser revisados periodicamente, seguindo a orientação da montadora descrita no manual do veículo. “A Monroe recomenda verificar os amortecedores, aproximadamente, a cada 10 mil quilômetros. Também é preciso revisar o sistema quando o motorista notar problemas de dirigibilidade, ruído, solavanco, balanço excessivo ou falta de contato dos pneus com o solo. Ao perceber qualquer um desses sinais, será necessária a substituição imediata das peças. Rodar com os componentes desgastados podem causar acidentes graves, colocando todos em risco”, destaca Juliano Caretta, Supervisor de Treinamento Técnico da DRiV. 

A substituição das peças é indicada, de forma preventiva, para veículos que atingirem aproximadamente 40 mil quilômetros rodados, ou que apresentarem problemas no componente. Além de realizar a troca dos amortecedores, recomenda-se também a substituição do coxim, batente e coifa. A manutenção preventiva custa menos que a corretiva, gerando uma economia de até 30%, além de garantir a segurança. 

Se os amortecedores estiverem danificados ou desgastados, podem comprometer a capacidade de frenagem do carro, de modo a exigir até 2,5 metros a mais de distância para frear a uma velocidade de 80 km/h. Se a pista estiver molhada, o risco de acidente aumenta, uma vez que o veículo pode aquaplanar, gerando perda de controle em curvas e pistas mal pavimentadas.