Notícias
Vídeos

Estradas mal pavimentadas prejudicam a suspensão


A Monroe aconselha a checagem do amortecedor a cada 10 mil quilômetros

Por: Da Redação - 10 de agosto de 2015

Dados recentes da Confederação Nacional de Transportes mostram que apenas 12% das rodovias brasileiras são pavimentadas. Além de comprometer seriamente a segurança de motoristas e passageiros, as más condições das estradas nacionais prejudicam a suspensão do veículo, aumentando em até 26% os gastos com reparações. Para minimizar os prejuízos, a Monroe, líder mundial no desenvolvimento e fabricação de amortecedores, oferece dicas para trafegar em pistas irregulares.

Segundo Juliano Caretta, coordenador de Treinamento Técnico da Monroe, a recomendação geral é ser cuidadoso ao dirigir em locais mal pavimentados. “O ideal é reduzir a velocidade e ter muita cautela ao passar por buracos e imperfeições, exigindo menos esforço dos componentes da suspensão”, explica. O especialista ressalta que a duração do conjunto da suspensão, principalmente a do amortecedor, será proporcional às condições de uso do veículo.

Desnivelamentos, buracos e ondulações desgastam peças como amortecedores, molas, buchas e peças de borracha em geral, diminuindo o desempenho do veículo. Consequentemente, a vida útil das peças reduz por conta do trabalho excessivo.

Os dados da Confederação Nacional de Transportes também revelam que trafegar por estradas ruins aumenta os riscos de acidentes e o consumo de combustíveis e conclui que as condições das rodovias impactam no custo de manutenção dos carros.

A Monroe aconselha a checagem do amortecedor a cada 10 mil quilômetros ou conforme orientação da montadora. A troca preventiva é recomendada quando o veículo atingir 40 mil quilômetros rodados ou quando o motorista notar problemas de dirigibilidade. Ruídos na suspensão, solavancos, balanços excessivos, falta de contato dos pneus com o solo são alguns sinais de desgaste. Quando houver a necessidade de troca do amortecedor, recomenda-se também a substituição do kit, composto pelo coxim, batente e coifa.