Notícias
Vídeos

Conheça o novo Virtus GTS, o mais novo modelo da Volkswagen


O Sedã compacto agora passa a dispor do pacote de segurança ativa que inclui controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e bloqueio eletrônico do diferencial

Por: Da Redação - 05 de maio de 2020

Combinando esportividade, conectividade e design, o modelo traz um ótimo desempenho e alto nível de equipamentos. Com 4,48 m de comprimento, 1,75 m de largura e 1,47 m de altura, o Volkswagen Virtus 2020 busca oferecer um pouco mais que o Polo, por isso teve seu entre-eixos ampliado em 8,5 cm, alcançando 2,65 m.

O Virtus GTS traz várias diferenças e inovações no visual em relação às versões Comfortline e Highline. Na dianteira, são novos os faróis full LED, que têm identidade visual diferenciada; novo para-choque, mais imponente; a grade do radiador tipo colmeia com o logo “GTS” e um filete vermelho que liga os dois faróis – características marcantes nos veículos “GT” da Volkswagen em todo o mundo.

As rodas são diamantadas e têm 17 polegadas, com pneus 205/50 R17 – perfil que colabora para que o veículo mantenha sua qualidade de rodagem, ao mesmo tempo em que melhora seu desempenho em curvas, o que colabora com o acerto esportivo da suspensão.

EQUIPAMENTOS

Entre os equipamentos de série estão faróis full-LED, quadro de instrumentos digital, seletor de modos de condução, chave presencial com partida do motor por botão, piloto automático, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré e start/stop.

O veículo de série adiciona vidros dianteiros one touch, grade e preto brilhante, faróis de neblina com função curva, descansa-braço central ajustável, USB no banco traseiro, difusores de ar traseiros, freios a disco nas quatro rodas, luzes de alerta em frenagem, I-System com Eco Comfort, dois tweeters, banco traseiro bipartido, retrovisores elétricos com tilt down, lanternas traseiras escurecidas e alarme.

CONECTIVIDADE

A central multimídia tem tela sensível ao toque de 8 polegadas, navegador nativo, comandos por voz e App-Connect, com Android Auto e Apple Carplay.

MOTOR

O modelo da Volkswagen chega com motor 1.6 MSI de quatro cilindros com cabeçote 16V e entrega 110 cavalos na gasolina e 117 cavalos no etanol, além de 15,8 kgfm no primeiro e 16,5 kgfm no segundo combustível, ambos a 4.000 rpm. Nesta opção, o câmbio pode ser manual de cinco marchas ou automático com conversor de torque e sistema Tiptronic com mudanças manuais na alavanca ou volante.

Nas versões Comfortline e Highline o veículo tem propulsor EA211 R3 1.0 TSI com três cilindros, turbocompressor, intercooler e injeção direta de combustível, dispondo assim de 116 cavalos no derivado de petróleo e 128 cavalos no produto vegetal, tendo em ambos 20,4 kgfm a partir de 1.500 rpm. O câmbio é somente automático nessa configuração.

VERSÕES

Virtus 1.6 MSI MT; 
Virtus 1.6 MSI AT;
Virtus 1.0 TSI Comfortline AT;
Virtus 1.0 TSI Comfortline AT. 

SEGURANÇA 

O Virtus GTS é equipado com o XDS+ (bloqueio eletrônico do diferencial), que faz parte do ESC – Controle eletrônico de estabilidade (item de série).

De acordo com a montadora, o XDS+ melhora o comportamento dinâmico do carro. Esse sistema aumenta a agilidade e diminui a necessidade de movimentação do volante por meio de intervenções seletivas nos freios das rodas internas às curvas nos dois eixos, permitindo uma transferência do torque disponível do motor para as rodas externas. Já o XDS+ funciona com quaisquer condições de aderência do piso. Isso resulta em uma dirigibilidade precisa, com mais tração e agilidade nas curvas. O ESC do Virtus GTS também inclui o sistema de frenagem automática pós-colisão (Post-Collision Brake), recurso exclusivo na categoria.