Notícias
Vídeos

Conarem promove ações para criar diferenciais para rede de retíficas


Ampliação e consolidação da Rede Nacional União de Autopeças, banco de dados técnicos e novas parcerias com fabricantes de motores tem o objetivo de levar informações e treinamento para os retificadores

Por: Da Redação - 13 de abril de 2015

“É preciso ter diferenciais técnicos, comerciais e de marketing no negócio de retíficas de motores, pois o mercado é altamente competitivo. Por isso, desde 1998, data de fundação da entidade, trabalhamos para gerar diferenciais na rede de retíficas associadas”, é o que afirma José Arnaldo Laguna, presidente do Conarem – Conselho Nacional de Retíficas.

Segundo Arnaldo Laguna, promover ações em sinergia para desenvolver e fortalecer as empresas do setor e liderar o segmento no Brasil é algo complexo já que o país conta com ampla dimensão territorial e cada região possui suas características. 

Para atender à base associativa, o Conarem optou por dividir as responsabilidades, com diretores regionais para os estados que possuem maior número de cidades e, em regiões menos populosas, foram unidas algumas áreas para facilitar o trabalho.

Há também coordenadores regionais nos locais mais populosos. “A cada três meses, reunimos as lideranças para debater as questões principais de cada região. Isso permite compreender as dificuldades e, com isso, traçar programas mais abrangentes que atendam a maioria dos associados”, comenta Laguna. 

Deste trabalho, encontram-se as dificuldades do setor, dentre elas está a falta de uma política comercial diferenciada de fabricantes para retificadores. “Há anos, trabalhamos junto aos fabricantes para desenvolver uma política comercial diferenciada, mas não surtiu efeito, obrigando-nos a constituir um braço comercial, a Rede Nacional União de Autopeças, uma personalidade jurídica que reúne os pedidos e negocia direto com os fabricantes de peças motor”, explica.

Com isso, houve redução dos custos da matéria-prima aplicada e se ampliou a competitividade dos associados no mercado, permitindo concorrer com os importadores e distribuidores de peças, que, até então, vendiam para os clientes finais das retíficas atravessando o negócio.

Na área técnica, a entidade mantém um banco de dados com informações para mais de 4.700 aplicações em veículos terrestres e náuticos. Outro desafio que o Conarem enfrenta é a formação de mão de obra especializada. A diretoria da entidade dedica grande esforço para levar conhecimento até a base. “Todos os anos milhares de profissionais de todo Brasil passam pelos nossos encontros técnicos realizados em parceria com renomadas indústrias fabricantes de peças motor”, ressalta.

Para introduzir a comercialização de produtos na região de atuação dos associados credenciados, a entidade realizou diversas parcerias com fabricantes do setor, para obter acesso ilimitado a dados técnicos e a formação de mão de obra especializada.

Segundo Laguna, o reconhecimento da rede de retíficas associadas como parceira ideal das fábricas acabou incentivando a MWM a desenvolver o programa CRM – Centro Reparador de Motores, e a Cummins a adequar a sua política comercial, tornando-a mais atrativa ao retificador credenciado ao Conarem. “As parcerias com os fabricantes de motores visa introduzir a comercialização dos produtos na região de atuação dos associados credenciados, obter acesso ilimitado aos dados técnicos dos produtos e a formação de mão de obra especializada”, explica. 

Estas e outras ações criam diferenciais para as associadas. “Os clientes mais exigentes acabarão por optar pelas empresas que possuem avaliação dos seus processos produtivos, certificando a qualidade dos serviços prestados, peças de ótima qualidade, preços competitivos e suporte em pós- venda em todo o território nacional”, finaliza.

Saiba mais: o CONAREM – Criado em 1998, o CONAREM – Conselho Nacional de Retíficas de Motores, teve início como a primeira câmara especializada do Sindirepa-SP – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo. Com a evolução dos trabalhos e a necessidade de representar as empresas de retíficas, o Conarem incorporou as principais associações estaduais e tornou-se uma entidade nacional voltada para atender às necessidades da área de serviços de motor e garantir o desenvolvimento organizado e sustentado do setor. Órgão de representação nacional, a entidade possui 350 empresas associadas em todo o País, sendo que 150 fazem parte da rede nacional de retíficas.

A entidade, que congrega as principais associações estaduais ARERGS e ARESC e trabalha em parceria com os sindicatos estaduais (Sindirepas de SP/RS/SC/MG/ES/GO/MT/RO/BA/PE/TO), oferece treinamentos específicos para retificadores, palestras técnicas gratuitas para os reparadores de veículos e também possui um banco de dados, normas técnicas e orientações para consulta, além de seu site servir como fonte de informações para o mercado motor.

Mais informações:
Verso Assessoria de Imprensa
Majô Gonçalves - MTB 24.475
versocomunicacao@uol.com.br
Solange Suzigan: versocomunicacao1@uol.com.br ou www.versoassessoriadeimprensa.com.br.
Telefones: (11) 4102-2000 / 99905-7008