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Toyota Etios chega para balançar o mercado de populares com o histórico favorável da marca no país


Definitivamente o mercado de veículos populares recebeu a “sacudida” que merecia. Pouco depois de a Hyundai lançar o HB20, a Toyota traz para o mercado nacional o Etios.

Por: Fernando Naccari Alves Martins - 15 de novembro de 2012

O projeto da marca japonesa, na verdade, não foi concebido exclusivamente para o Brasil, assim como aconteceu com a coreana, e sim foi adaptado de um indiano, onde o carro (conhecido lá como Etios Liva no caso do hatch, e apenas Etios no caso do Sedan) é um dos modelos mais vendidos. 

Ao saber que nosso jornal havia sido uma das editorias escolhidas para testar o modelo, a ansiedade em conhecê-lo e guia-lo era grande.

Essa ansiedade, de certo modo, foi substituída por um pouco de decepção ao vermos o Etios de perto. Sabe aquela sensação de que “eu já vi esse carro antes”? Pois é... ele é muito parecido com o Renault Logan. Seu design controverso gerará dúvidas ao consumidor no ato da escolha por um carro novo. 

Mas a decepção parou por aí. Quando entrei no carro, dei partida, me posicionei e saí com o veículo, percebi que realmente estava a bordo de um Toyota.

SUSPENSÃO

A dianteira é do tipo McPherson adicionada a uma barra estabilizadora rígida. Os pistões dos amortecedores utilizam válvulas de controle linear do tipo “multicamadas”, o que permite amortecimento linear com boa reação.

Na traseira, o sistema é do tipo eixo de torção, assegurando boa estabilidade nas retas e nas curvas. Juntamente a este, a bucha do suporte do eixo traseiro usa um calço corretor para aumentar o conforto de rodagem, estabilidade e controle do veículo. Na traseira há ainda barra estabilizadora. Da mesma maneira como na dianteira, os amortecedores utilizam válvulas do tipo multicamadas. 

Esta possui a calibração ideal entre a maciez e a dureza. Tanto na estrada, quanto na cidade, as imperfeições da pista são pouco transmitidas à cabine, e isso agrada e muito o condutor. Não é um carro cansativo de dirigir. Tudo isso associado à direção com assistência elétrica, completam o cenário perfeito para o nosso dia a dia: conforto aliado à facilidade de manobra-lo. 

MOTOR

O Etios possui duas opções de motorização, 1.3 16V de 84 cv a 5.600 rpm e 11,9 kgfm de torque a 3.100 rpm, quando abastecido com gasolina e 90 cv a 5.600 rpm e 12,8 kgfm de torque a 3.100 rpm, quando abastecido com etanol. Já o 1.5 16V possui 92 cv a 5.600 rpm e 13,9 kgfm de torque a 3.100 rpm, quando abastecido com gasolina e 96,5 cv a 5.600 rpm e 13,9 kgfm de torque a 3.100 rpm, quando abastecido com etanol. 

O modelo que nos foi cedido gentilmente pela Toyota, foi primeiramente, o Etios 1.5 XLS Hatch. Guiando o mesmo, sinceramente, o motor não parecia ter “somente” 92cv, pois o desempenho deste foi uma grata surpresa. 

 

Hatch 1.3

Hatch 1.5

Sedan 1.5

Consumo
Urbano

Etanol - 8.5km/l
Gasolina - 12.5km/l

Etanol - 8.5km/l
Gasolina -12.4km/l

Etanol - 8.4km/l
Gasolina - 11.9km/l

Consumo
Rodoviário

Etanol – 9km/l
Gasolina -13km/l

Etanol - 8.9km/l
Gasolina 13.4km/l

Etanol - 9.3km/l
Gasolina -14km/l

Segundo a marca, esse desempenho aliado ao consumo de combustível foram conseguidos graças à utilização de materiais mais leves e de alta resistência, tornando este motor mais eficiente. Vale lembrar que o tanque de combustível possui a capacidade de 45 litros.

 

Pouco tempo depois tivemos o prazer de testar o Etios 1.3. Mais uma vez tivemos uma grata surpresa. Notamos pouquíssima diferença no desempenho do veículo quando comparado com a versão 1.5. Tanto nas arrancadas, como em ultrapassagens, ladeiras ou o que fosse, o motor 1.3 do Etios respondia muito bem aos pedidos do condutor.

Inclusive, até as medições de consumo de combustível não divergiram tanto. Enquanto o 1.5 atingiu média de 8km/l no etanol, o 1.3 atingiu a marca de 8,9km/l. Essa medição mensalmente não faz grande diferença, mas pense esse valor em um ano?! Dependendo do quanto se roda com o veículo pode chegar a um tanque a mais no fim do ano.

Realmente entre as versões, a única coisa que muda é o motor. Transmissão, freios, tudo mantém o padrão do utilizado na versão 1.5.

TRANSMISSÃO

Associado ao propulsor está um câmbio de trocas precisas e suaves, muito semelhante ao presente no Volkswagen Gol, porém, com melhor escalonamento, oferecendo bom torque em baixas rotações e rotações baixas quando em alta velocidade. A Toyota informou ainda que foi instalado um contrapeso no conjunto da transmissão para melhorar o equilíbrio do conjunto.

O sistema de embreagem possui acionamento simples à cabo com caixa seca. 

ITENS DE SEGURANÇA

O sistema ABS associado ao EBD permitiram que a frenagem ocorresse sempre de forma segura e em diversas condições de uso. 

Além destes itens, o modelo contava com airbag, o qual sairá de fábrica em todas as versões.

INTERIOR

O habitáculo do veículo, assim como seu exterior, é de gosto duvidoso. O painel centralizado obriga você a desviar os olhos para os ponteiros de RPM e Km/h, fazendo assim com que, pelo menos por alguns instantes, tire sua atenção da pista. Mas com o passar do tempo você se acostuma com isso.

O acabamento interno está no mesmo nível de seus concorrentes populares, todo de plástico, diferenciando-se apenas por ter texturas diversas. Não podemos criticá-lo nesse aspecto, mas quando comparamos o Etios ao Corolla, por exemplo, a diferença entre eles nesse quesito é abissal (profunda). 

Esse japonês com sangue indiano na verdade é um carro justo! Tem ótimo desempenho na estrada, consumo dentro do esperado, conforto que muito sedã dito “médio” não tem, mas peca em um quesito importante para conquistar o consumidor, o design. Infelizmente, um fator determinante no ato da compra está associado à beleza do veículo e ao status que ele te oferece e definitivamente, estes não são o forte do Etios. Talvez se o critério principal fosse realmente técnico, o Etios estaria com certeza muito próximo de ser o melhor popular do país.

CONSIDERAÇÕES

Esse japonês com sangue indiano na verdade é um carro justo! Tem ótimo desempenho na estrada, consumo dentro do esperado, conforto que muito sedã dito “médio” não tem, mas peca em um quesito importante para conquistar o consumidor, o design. Infelizmente, um fator determinante no ato da compra está associado à beleza do veículo e ao status que ele te oferece e definitivamente, estes não são o forte do Etios. Talvez se o critério principal fosse realmente técnico, o Etios estaria com certeza muito próximo de ser o melhor popular do país.

NA OFICINA

ara avaliarmos o modelo conforme a ótica do reparador, levamos o Etios ao Centro Automotivo Skapneus, situado no bairro de Itaquera na zona leste de São Paulo, onde o reparador Almir Silva e o proprietário Ricardo Inoue, deram suas opiniões técnicas sobre o novo popular.

Ao verificar o “undercar” do Etios, o reparador Almir fez o primeiro comentário importante: “esse carro utiliza sistema de direção eletro-assistida, semelhante ao utilizado no Fiat Stilo. Isso é uma vantagem, pois a vida útil do componente é elevada e evita diversas manutenções que são necessárias nos casos de veículos com direção hidráulica, além de ser mais cômodo ao condutor”.

Outro item também chamou a atenção do reparador: “a suspensão desse carro é muito parecida com a do Honda Fit tanto na dianteira quanto na traseira, só que neste a manutenção é bem mais fácil”. 

O espaço para realizar as manutenções neste carro também foi um ponto positivo para Almir: “tanto para manutenções na parte superior do veículo, quanto na inferior, são facilitadas pelo espaço disponível entre o motor e as longarinas, e entre ele e o painel corta fogo”. 

“O motor utiliza  corrente de comando. É uma ótima notícia, pois garante uma prolongada vida útil do mesmo e assegurá-lo quanto a preservação do cabeçote de 16V”, comentou Almir.

“Este veículo utiliza também dois catalisadores”, afirma Ricardo. 

O reparador Ricardo Inoue guiou o veículo para detectar possíveis barulhos que pudessem indicar desgaste precoce do sistema de suspensão. Após esse teste, comentou: “o carro é muito silencioso por dentro, a suspensão não “bate”, deixando o carro muito confortável. Não há qualquer ruído que possa indicar alguma característica de falha no modelo”.

“Com relação ao câmbio, a troca de marchas também é muito suave, não faz barulho nenhum”, comentou Ricardo.

“O motor tem respostas muito boas também, não tem aquele atraso característico dos modelos que possuem acelerador eletrônico”, acrescentou Ricardo.

Porém, o especialista Ricardo fez uma observação importante: “com o ar condicionado ligado, o eletroventilador fica acionado o tempo inteiro e a marcha-lenta oscila um pouco. É estranho, mas não vejo como um problema ainda”.

“Estranhei o carro usar o cabo de embreagem para acionamento, e não atuador. A utilização do atuador já se tornou uma tendência nas montadoras, porque além de garantir uma durabilidade maior, garante que o pedal fique leve para o condutor. O pedal deste Etios é bem leve mesmo utilizando cabo, mas agora basta sabermos se isso se manterá ou se começará a ficar pesado com o tempo de uso, como é de costume neste tipo de sistema”, analisou Ricardo. 

 

MERCADO DE PEÇAS

 

Como o veículo ainda é recente no mercado, ainda não há peças deste no mercado de reposição, mas, pelo histórico da Toyota em nosso país, Ricardo Inoue comentou: “não há grandes dificuldades em adquirir peças da marca, pois existem diversas concessionárias espalhadas pela cidade e acredito que no Brasil inteiro também”.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Sobre este item de tamanha importância para o reparador, o reparador  comentou que a Toyota não possui um programa de divulgação de informações técnicas ao reparador, embora para outros modelos já existam manuais e diagramas, porém, nada divulgado pela fábrica. Agora para este novo modelo que estará a cada dia mais presente na oficina independente, a expectativa é de que a postura da marca mude em nosso país. Dessa maneira, será realmente possível que a Toyota conquiste o mercado de populares conforme deseja.

DEFEITOS RECORRENTES

Segundo Ricardo, a linha Toyota é muito confiável neste quesito: “os veículos da Toyota não são caracterizados por terem alguma falha recorrente. Se formos comparar a questão de “durabilidade de peças”, a da Toyota é bem maior, desde aqueles Corolla 2000/2001. A única coisa que geralmente trocamos são as buchas da suspensão, não por um defeito, mas sim pelo tempo de uso, o que geralmente ocorre quando o carro está bem rodado”.

RECOMENDAÇÕES DA MARCA

Os dados abaixo descritos foram retirados do manual do proprietário, que acompanhará todos os modelos da marca. Dessa maneira, descreveremos abaixo algumas importantes dicas para a manutenção do Etios e dados que facilitarão o diagnóstico, quando necessário.

1. Não deve ser alterado o tipo do combustível do tanque quando este estiver com nível inferior a ¼;

2. Sempre deverá ser reabastecido pelo menos 10L de combustível, nunca menos que isso;

3. O amaciamento do motor se dará a partir dos 1600km rodados.

PLANO DE MANUTENÇÕES EM ESTRADAS COM LAMA

· Inspeção das lonas de freio e tambores: a cada 10.000km ou 12 meses;

· Inspeção das pastilhas e discos de freio: a cada 5.000km ou 6 meses;

· Inspeção dos tubos e mangueiras de freio: a cada 10.000km ou 12 meses;

· Inspeção do volante de direção articulada e caixa de direção: a cada 5.000km ou 6 meses;

· Inspeção das coifas do eixo de tração: a cada 10.000km ou 12 meses;

· Inspeção das juntas esféricas e guarda-pós: a cada 10.000km ou 12 meses;

· Inspeção da suspensão dianteira e traseira: a cada 10.000km ou 12 meses;

· Aperto de parafusos e porcas no chassi e carroceria: a cada 10.000km ou 12 meses.

 EM ESTRADA COM POEIRA

· Substituição do óleo do motor: a cada 5.000km ou 6 meses;

· Substituição do filtro de óleo do motor: a cada 5.000km ou 6 meses;

· Inspeção do filtro de ar: a cada 2.500km ou 3 meses;

· Substituição do filtro de ar: a cada 40.000km ou 48 meses;

· Inspeção das lonas e tambores de freio: a cada 10.000km ou 12 meses;

· Inspeção das pastilhas e discos de freio: a cada 5.000km ou 6 meses;

· Substituição do filtro do ar condicionado (antipólen): a cada 15.000km ou 18 meses.

USO EXCESSIVO EM MARCHA LENTA E/OU BAIXA VELOCIDADES

· Substituição do óleo do motor: a cada 5.000km ou 6 meses;

· Substituição do filtro de óleo do motor: a cada 5.000km ou 6 meses;

· Inspeção das lonas e tambores de freio: a cada 10.000km ou 12 meses;

· Inspeção das pastilhas e discos de freio: a cada 5.000km ou 6 meses.

 

UTILIZAÇÃO CONTÍNUA EM ALTA VELOCIDADE (80% OU MAIS DA VELOCIDADE MÁXIMA DO VEÍCULO) DURANTE MAIS DE 2 HORAS

· Substituição do fluido da transmissão manual, incluindo o diferencial dianteiro: a cada 40.000km 0u 48 meses.

ESPECIFICAÇÕES

· Tensão da correia de acionamento 

(8,0 – 11 mm) – deflexão da correia de acionamento submetida à tensão do polegar de 98N (10 kgf, 22 lbf) (correia usada)

· Combustível

Tipo de combustível

Tanque: etanol/gasolina;

Partida a frio: gasolina sem chumbo

Octanagem

94 ou superior

Capacidade do Reservatório de Combustível

45 L

Capacidade do Reservatório Secundário

0,5 L

· Si    Sitema de Lubrificação