Notícias
Vídeos

Boas notícias do mercado!!!


Desde 2009 a CINAU, área de Inteligência de Mercado do Grupo Oficina Brasil acompanha o dia a dia de 53 mil oficinas mecânicas que representam 70% do mercado de linha leve e comercial leve. De forma inédita estes estudos periódicos (IGD – Indicador de Geração de Demanda) avaliam desde o hábito de compra das oficinas até o número de passagens (serviços)

Por: Da Redação - 18 de junho de 2020

Referente a quantidade de serviços, ou seja, o quanto as oficinas estão trabalhando  durante esta pandemia, a CINAU desenvolveu o gráfico abaixo que nos dá uma ideia precisa do que está acontecendo nas oficinas.  Confira no gráfico que os serviços chegaram a cair 71%  (em relação aos tempos “normais”) porém já esboçam uma recuperação chegando a 76%  da média histórica nas últimas semanas de Abril. Tal realidade comprova que a demanda por peças está se recuperando rapidamente. O levantamento envolveu as praças de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul, estes 5 estados representam 64.5% da frota reparável, equivalente a 23.2 milhões de veículos (linha leve e comercial leve).

O comportamento da demanda por serviços nos independentes, identificados em nosso inédito sistema,  se assemelha muito a crise de 2008 quando as oficinas foram um dos poucos segmentos a apresentarem crescimento de demanda em meio ao cenário de queda.

Tal realidade vai pressionar a necessidade de reposição dos estoques (autopeças e lubrificantes) nos canais tradicionais do setor (Distribuidores Atacadistas, Lojas de Autopeças, Atacarejos e Concessionárias), pois mesmo neste cenário de crise, a internet (e-commerce) não ganhou espaço em função dos incontornáveis  gargalos já conhecidos deste canal no Brasil.

BUSINESS (CONSULTORIA)

Esta crise é uma ótima oportunidade para sua empresa buscar entender o que está acontecendo com o seu produto “lá na ponta”, ou seja, na oficina mecânica (origem da demanda). Neste sentido,  dispomos de serviços exclusivos como DSIC (Diagnostico, Solução, Implementação e Comprovação) que permitem conhecer, por municio no Brasil, seu Market Share, canais de compra de seus produtos, pricing, etc...

Também dispomos de uma ferramenta exclusiva para formação do portifólio ideal de oferta o SIDE-5 (Simulador de Demanda para os próximos 5 anos).

Enfim, nestes tempos de crise, quem sabe não é hora de conhecer nossos serviços que colocam sua empresa no comando da DEMANDA (efeito PULL)  com o inédito conceito “DATA DRIVEN COMPANY”, onde sua empresa deixa de ser refém da cadeia comercial (PUSH) e passa a entender e atuar sobre o PULL.