Notícias
Vídeos

Boas notícias!


Hoje é dia quatro de maio e o índice Bovespa (bolsa de valores de São Paulo) rompe com folga a marca nominal histórica e bate 130 mil pontos! Como o mercado financeiro vive de expectativas, os investidores devem estar antevendo oportunidades muito positivas para a economia real brasileira

Por: Da Redação - 01 de junho de 2021

Mas para nós que vivemos no “mundo real” há notícias positivas vindas de todos os lados e a principal delas diz respeito ao número de vacinados no Brasil, que em termos absolutos já é o quarto pais que mais vacina no planeta. 

É verdade que a quando observamos o número relativo entre população a condição do Brasil piora bastante no cenário mundial se posicionando como o sexto país com maior número de não vacinados por milhão de habitantes. Neste ranking o Brasil só está melhor do que a Índia, China, Indonésia, Paquistão e Nigéria. 

Apesar da irreparável perda de vidas, que em verdade atingiu todos os países do mundo, a situação do Brasil “faz sentido” considerando que somos o sexto país mais populoso do Mundo e se mantivesse a relação “diretamente proporcional à população” deveria ser o sexto em vacinação e não o quarto.  Esta situação é ainda mais animadora considerando que a vacina hoje é o bem mais escasso do planeta, donde podemos concluir que o governo brasileiro está fazendo um trabalho adequado diante dos enormes desafios para ter acesso aos imunizantes.

Nesta análise o que chama atenção são alguns países ricos com populações menores e extensão territorial diminuta se comparada a nossa e que não aplicaram, em números absolutos, a mesma quantidade de vacinas que o Brasil, evidenciando problemas graves de gestão. 

Voltando às boas notícias, estas continuam com a balança comercial brasileira projetando recorde histórico para o ano de 2021, a contrapartida negativa desta situação é que muitos produtos exportados começam a ter o preço elevado no mercado interno, o que reflete numa inflação que deverá ficar acima do limite superior da meta do Banco Central. Os eternos dilemas da Economia.

Ao mesmo tempo o agronegócio brasileiro também está alcançando patamares inéditos e incríveis de produção e produtividade, confirmando nossa expectativa de “celeiro do mundo”. Com todo este sucesso é natural que muitos países produtores se sintam ameaçados, o que se traduz em “retaliações”.

Neste processo agressivo de disputa de mercado os países jogam muito pesado e se valem de golpes baixos, assim é hora de o brasileiro livrar-se do “complexo de vira-lata” e assumir o papel de liderança e ter orgulho dessa condição e não “jogar contra” nosso país deixando-se envolver pelo jogo sujo dos países concorrentes endossando suas narrativas prejudiciais as nossas exportações.  

Podemos somar a este cenário positivo a projeção do PIB (Produto Interno Bruto), superando todas as expectativas anteriores e o resultado é que a economia brasileira consolidará números muitos melhores que alguns países desenvolvidos. 

Por outro lado, sabemos que a lista de problemas é igualmente extensa e muito desafiadora, as perdas com a Covid-19, segurança, o desemprego, a fome, crise energética, saúde, etc... mas esta sequência de fatos positivos destes últimos trinta dias nos oferece motivos concretos para alimentarmos nossa esperança. 

Em nossas análises não costumamos referir o ambiente econômico como um todo no Brasil, pois sabemos que nosso aftermarket opera em um dinâmica própria praticamente descolada de dados macroeconômicos, prova disso é que em todas as grandes crises o aftermarket cresceu, mas desta feita são tantas notícias positivas que entendemos oportuno este registro neste editorial.

Agora quando focamos nossa atenção no mercado de reposição nada melhor do que se inteirar com o PULSO DO AFTERMARKET, e neste sentido você poderá conferir que as boas notícias se estendem ao nosso mercado que já acumula um crescimento de 4,6% nos cinco primeiros meses de 2021.

Confira na página 16 as boas notícias vindas das reparadoras no mês de maio que cresceram mais de 12%, e os reflexos positivos que serão sentidos em toda a cadeia produtiva do mercado de reposição, afinal nunca é demais lembrar que o aftermarket nasce na oficina!

Grupo Oficina Brasil