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As montadoras e o aftermarket independente


Editorial de Junho

Por: Da Redação - 27 de junho de 2022

Nossa área de pesquisas, a CINAU, lançou no ano de 2000 um estudo de mercado chamado IMAGEM DAS MONTADORAS, que tem como foco avaliar a percepção dos reparadores independentes sobre as marcas.

Nosso ponto de partida era o simples reconhecimento de que o pós-vendas das montadoras, na prática, estava sendo realizado pelas oficinas independentes, que detinham mais de 80% da preferência do cliente da montadora (dono do carro) uma vez findo o período de garantia do veículo e às vezes mesmo antes do encerramento desta. 

De lá pra cá o quadro não mudou e os cliente das montadoras (dono do carro) continuam preferindo os serviços da rede independente em detrimento das concessionárias.

A população de clientes das montadoras (dono do carro) que prefere os serviços das oficinas independentes atualmente é estimada em 43,5 milhões de veículos e compõe a chamada “frota reparável” (este dado é fornecido pela Fraga Inteligência de Mercado).  

Ao realizar o pós-vendas da marca de forma terceirizada a oficina independente impacta o cliente da montadora (dono do carro) de forma contundente e transmite a este os prós e os contras de sua experiência com a manutenção dos carros da marca. 

Pois a missão principal da pesquisa IMAGEM DAS MONTADORAS é avaliar, ainda que de forma geral, a percepção dos reparadores em função de sua experiência prática de manutenção e em última análise se estão trabalhando pela fidelização à marca ou estimulando a troca por outra montadora.

Na pesquisa IMAGEM DAS MONTADORAS deste ano ampliamos o escopo do trabalho com o objetivo de medir o papel do reparador independente como “vendedor de carros”, o resultado impressiona e você pode conferir acessando aqui.

Mas voltando ao início dos anos 2000, mais especificamente em 2002 quando participávamos em Chicago, do congresso anual da então AAIA (Automotive Afetermaket Industry Association) e assistimos a uma incrível palestra do estudioso do mercado de reposição Mr. Dennis Des Rosiers. 

A esta altura já estávamos preparando a terceira edição da pesquisa IMAGEM DAS MONTADORAS, e para nossa surpresa percebemos que Mr. Des Rosiers em seu estudo apresentava a tese de que a venda de carros novos, financiamento de veículos e venda de usados eram fortemente influenciados pela oficina independente. 

Batizada de “Four windows to the Automoitve Sector” reproduzido na ilustração acima, a tese do Mr. Des Rosiers qualificava estas quatro “janelas” como um sistema altamente integrado e considerava errada a percepção vigente na época de que o aftermarket independente operava de forma isolada e sem reflexo na venda de carros novos ou na formação de market share das montadoras.

Para nós foi uma satisfação muito grande saber que no Brasil, além de já termos percebido esta realidade, caminhávamos à frente dos nossos pares norte-americanos, pois a “revolucionária” tese do Mr. Des Rodsiers  já era comprovada de forma empírica pela CINAU em sua pesquisa IMAGEM DAS MONTADORAS.

Um feito e tanto para nós brasileiros, afinal o berço da indústria automotiva mundial é os EUA e o aftermarket automotivo norte-americano o maior, mais antigo e mais estudado do mundo. 

Enfim, nestes 33 anos de estudos do aftermarket automotivo, nós do Grupo Oficina Brasil tivemos a oportunidade de promover e estimular o estudo sistemático e científico do mercado de reposição, uma indústria bilionária cheia de oportunidades, porém bastante complexa e competitivo onde a informação é fundamental para gerar bons resultados seus players.

Boa leitura. 

Grupo Oficina Brasil