Notícias
Vídeos

VW Voyage 2011 falhando na fase fria após retífica do motor


O Sedã compacto da montadora alemã, equipado com motor EA111 1.6 8v Flex de 104cv, chegou à oficina para realizar um reparo geral, no qual o motor foi completamente retificado

Por: Da Redação - 28 de novembro de 2022

DIAGNÓSTICO

Após a montagem do motor, o reparador percebeu que apresentava dificuldade na primeira partida e alto consumo de combustível.

Retornando à oficina após a volta de teste, o profissional elaborou imediatamente seu plano de ação com o passo a passo dos testes que iria realizar a fim de descobrir o motivo pelo qual o veículo apresentava os defeitos relatados. O primeiro item presente em seu plano de ação consistia na verificação dos parâmetros de funcionamento dos sensores utilizando o scanner, a fim de identificar o funcionamento geral do motor após o serviço de retífica. Ao instalar o scanner e selecionar a opção monitor de dados a primeira coisa que percebeu foi que o sinal de MAP estava elevado, sendo assim, substituiu o sensor MAP, mas o defeito permaneceu.

Dando sequências aos testes, verificou o sincronismo do motor e entradas falsas de ar, além de substituir os bicos injetores, bomba de combustível e sondas pré e pós-catalizador, porém o defeito persistia.

Após realizar todos estes testes, retornou o cabeçote para a retífica que havia realizado o serviço, onde lhe forneceram um comando de válvulas original para teste, ao instalar o componente, percebeu que a partida normalizou, porém em marcha o motor apresentava estouros no escapamento. Sem mais ideias de como proceder, acessou o Fórum Oficina Brasil.

O primeiro colega a responder perguntou ao reparador se havia substituído o retentor do volante do motor, informou que se sim, havia a possibilidade do motor estar fora de sincronismo na roda fônica magnetizada do volante. 

Perguntou ainda se o reparador tinha osciloscópio em sua oficina, pois era interessante conferir o sincronismo verificando o sinal dos sensores de fase e rotação e transdutor de pressão no primeiro cilindro, a fim de verificar o sincronismo real e virtual do motor. 

E finalizou indagando se o reparador havia utilizando a ferramenta de sincronismo para instalar o retentor.

O reparador, ao ler a mensagem, respondeu prontamente que colocou a ferramenta de instalação dos flanges traseiros, informou ainda que colocou na marca certa.  O segundo colega do fórum a deixar sua contribuição informou que pegava muito motores EA111 em sua oficina com sensor MAP alterado, salientou que o que acontece muitas vezes são cabeçotes mandrilhados e comando de válvulas errado, destacou ainda que infelizmente algumas retíficas não sabem que ao mandrilar o cabeçote, altera a abertura de válvulas, e que ainda por cima colocam um comando de válvulas errado.

O reparador informou aos colegas que analisando os parâmetros do scanner verificou que o ajuste a curto prazo fica negativo chega até - 88 por cento só oscila positivo se acelerar o veículo, informou ainda que o ajuste de longo fica sempre negativo.

O terceiro reparador, ao ler essa informação, informou que esses ajustes de curto e longo prazo estão mostrando um problema na formação da mistura e que deveria conferir os seguintes itens: ponto de correia e ponto eletrônico utilizando o osciloscópio, vazão e pressão da bomba de combustível, vazão e pressão dos cilindros. 

SOLUÇÃO

O reparador retornou ao grupo informando que havia resolvido o caso, após ver os oscilogramas dos sensores de fase e rotação, constatou que o comando de válvulas original colocado pela retífica estava com a aplicação errada, e que após colocar outro comando original com a mesma letra do cabeçote, o veículo voltou a funcionar perfeitamente.