Notícias
Vídeos

Veja os reparadores mais engajados do Fórum Oficina Brasil no mês de Fevereiro 2020


O Fórum foi criado em 2002 e é o único sistema 100% dimensionado para gerenciar e organizar a troca de informações técnicas entre reparadores qualificados. Hoje o sistema reúne mais de 130 mil profissionais cadastrados.

Por: Da Redação - 23 de março de 2020

Diferentemente dos grupos de WhatsApp que são muito populares entre profissionais que buscam a mesma agilidade na troca de informações, o Fórum realiza esta tarefa de forma organizada, categorizada, permitindo busca por modelos e montadoras  

“O WhattsApp foi criado para agilizar a comunicação em geral realizada isso com perfeição, porém quando utilizado para troca de informações técnicas (principalmente o troubleshooting) estes registros são perdidos. No Fórum é ao contrário todo este riquíssimo acervo de informações fica armazenado e pode ser acessado por busca qualificada. Não é por menos que muitos consideram o Fórum Oficina Brasil a Wikipedia do segmento da mecânica automotiva” explica Patrick Velasques administrador do Fórum. 

Assim, o Fórum Oficina Brasil se consagra como o maior sistema de troca de informações entre reparadores, no qual muitos desses profissionais participam fervorosamente para ajudar e auxiliar amigos de profissão que estão com problemas e que não veem a solução. 

Com o propósito de dar voz aos reparadores de todo o País, que utilizam de suas experiências para ajudar outros profissionais, auxiliando a construir confiança e autonomia, algo fundamental no mundo automotivo. Como forma de reconhecimento, o Fórum Oficina Brasil presenteia de forma simbólica aqueles que participam ativamente do sistema de troca de informações, com uma linda camiseta. 

A forma de reconhecimento é automática e medida pelo ranking de pontos que registra as participações de cada reparador 

As premiações serão mensais até o final deste ano, e neste mês os contemplados foram: 

Leonardo Jardim de Queiroz, de Nova Friburgo, RJ, nasceu numa família de reparadores. Desde cedo já era comum ver seu pai fazendo procedimentos de reparação. Quando tinha 14 anos já estava na oficina limpando componentes no taxo de cobre, lavando e arrumando-os nas prateleiras. E hoje, com 43 anos segue a tradição da família passada de geração em geração. 

Quando questionado se gosta do fórum não hesitou nos elogios e relembra de uma história que vivenciou. “Os casos são muito bons, pego muita informação útil e ao mesmo tempo compartilho minhas experiências. Um caso legal, que relatei recentemente foi de uma marca especifica, que estava apresentando problemas em seus kits de embreagem para o câmbio imotion". 

Eugênio Caetano Borba Bunde, de 51 anos é reparador desde os 10 anos de idade. Acompanhava seu pai que era mecânico de caminhões em pelotas, e logo pegou gosto pela profissão, aos poucos foi dando seus primeiros passos na manutenção. Hoje já é um grande profissional do Rio Grande do Sul. 

Eugênio afirma que o fórum acrescenta muito em sua vida profissional “Sou muito beneficiado pelas dicas dadas pelos meus companheiros de profissão, pois na nossa área devemos sempre estar aprendendo”, porém reclama da falta de informação nos tópicos relatados pelos os reparadores. E dá o seguinte exemplo: "O amigo mecânico reclama que o carro está falhando e não fala o modelo da injeção, nem o tipo do carro ou ano". 

O reparador Bento Aguiar Lopes, de Brasília, desde criança era fascinado por carros e gostava de mexer montando e desmontando seus brinquedos. Com 12 anos acompanhava seu tio na oficina e ficava observando-o trabalhando com motores a diesel. 

O amor pela área da reparação aumentava a cada vez que ia na oficina mecânica. Aos 21 anos, começou sua carreira como ajudante e logo seu empregador viu que tinha talento, e o promoveu a supervisor de manutenção. Em pouco tempo já era gerente. Com o passar dos anos foi se aperfeiçoando até se tornar o grande reparador que é. 

Bento, afirma: “Gosto muito do Fórum, quase não encontro dificuldade, pois é fácil e intuitivo. Penso apenas que alguns reparadores deveriam se esforçar mais a ajudar aos colegas a resolver os problemas. Porém, o espaço é maravilhoso. Gosto da velocidade do aplicativo, da interação com meus colegas de profissão e da troca de experiências que criamos”. 

O Fórum foi criado pelo Grupo Oficina Brasil em 2002 e hoje possui mais de 30 mil registros de passo a passo de problemas e soluções de veículos de todas a montadoras e mais de 180 mil interações.  

O FÓRUM OFICINA BRASIL é o maior acervo para resolução de problemas difíceis, tanto que muitos reparadores quando tem um caso complicado na oficina costumam, antes de qualquer procedimento, consulta-lo, pois o portal permite que o profissional busque  por marca, modelo e/ou ano, para ver se este problema já foi relatado anteriormente e  assim, obter respostas mais rápidas. 

QUER PARTICIPAR? 

Reparadores, basta se tornar um participante ativo e ter a pontuação mais alta. Os pontos são conquistados de acordo com cada ação realizada, confira: 

O reparador que criar um tópico ganha 10 pontos. 

Quem responder aos tópicos, conquista 3 pontos. 

Caso a sua resposta seja a correta, o prêmio é de 30 pontos. 

É dada a largada! Boa sorte a todos!