Notícias
Vídeos

Tiguan com a luz de injeção acesa repentinamente


Saiba como foi solucionado o defeito do modelo da Volkswagen

Por: Da Redação - 15 de dezembro de 2020

Defeito: Equipado com o motor 2.0 TSI, este veículo chegou à oficina apenas para passar o scanner e verificar qual seria a falha que estava ocasionando a luz de injeção estar acesa. O carro não é falho, corresponde bem nas acelerações, mas sempre acende a luz de injeção no painel. 

Diagnóstico: No scanner constou código P0171 - Mistura de ar/combustível excessivamente pobre.  

A falha foi excluída, porém, logo em seguida a luz de injeção voltou a acender. O reparador concluiu que não se tratava apenas de uma falha simples. 

Em busca de mais detalhes sobre o defeito, decidiu trocar a sonda lambda, substituir as velas, limpar a TBI e também o coletor de admissão. Mas infelizmente nada dessas ações resultaram na solução do defeito por completo. 

Intrigado com a situação, decidiu abrir um tópico relatando o problema que estava enfrentando em seu aplicativo Fórum Oficina Brasil. Alguns reparadores do Fórum sugeriram a verificação do chicote elétrico inteiro e também a realização do teste de continuidade.  

Outro companheiro de profissão sugeriu que examinasse a carbonização das válvulas de admissão, pois, já se deparou com alguns veículos da Volkswagen com este mesmo defeito.  

Depois de verificar esses componentes e realizar todos os testes sugeridos, o carro se manteve com mesmo defeito.  

Sem mais saídas, o reparador decidiu aplicar o reset no módulo de injeção. Aparentemente, o defeito havia sido resolvido. A luz se apagou e o veículo foi entregue ao cliente. Mas infelizmente, depois de quatro dias utilizando o veículo, retornou à oficina com o mesmo problema. 

 

Solução: Sem saber para onde correr, encaminhou o veículo para a concessionária verificar o defeito com o próprio scanner VW.  

Após dois dias recebeu a notícia que os bicos injetores estavam obstruídos. Depois da substituição dos mesmos a luz se apagou. Por fim, o defeito foi resolvido por completo. Cliente satisfeito.