Notícias
Vídeos

Scenic 1.6 com luzes de injeção e STOP acesas


Veja como foi resolvido o problema do modelo da Renault

Por: Da redação - 19 de julho de 2019

 

Defeito: Um reparador cadastrado do Fórum relatou que em sua oficina encontrava-se um Scenic, ano 2004, apresentando luz de STOP e luz de injeção acesas constantemente. 

O modelo da Renault, equipado com motor 1.6, ao ser scanneado com equipamento apropriado apresentou falha no circuito do sensor de temperatura. Ao deparar-se com o código o reparador decidiu conversar com seus colegas cadastrados do Fórum de Reparadores. 

Diagnóstico: Ao deparar-se com o código, o reparador decidiu conversar com seus colegas cadastrados do Fórum de Reparadores para verificar se alguém já havia se deparado com algo parecido, aproveitou também para verificar se algum deles possuía o esquema elétrico do sistema de arrefecimento desse veículo. 

Após ler o relato do reparador, um companheiro do Fórum questionou se havia sido verificada a integridade do sensor de temperatura, de seu respectivo conector e do chicote que o alimentava. 

Complementou relatando que o chicote dos veículos da marca em questão são muito frágeis e por isso acabam gerando muitas falhas nos veículos. 

O reparador agradeceu a ajuda e em seguida respondeu que já havia sido verificado o chicote, o plug do sensor e o próprio sensor, encontrando-se tudo em perfeito funcionamento e agora iria testar o módulo do veículo. 

Outro colega de profissão recomendou que o reparador verificasse e acompanhasse as medições de temperatura que eram apresentadas no scanner, para conferir se eram condizentes com as leituras realizadas utilizando-se um componente em perfeito estado. 

Ainda no Fórum, um terceiro reparador cadastrado também recomendou verificar o sensor de temperatura e chicote, e ainda levantou a questão de que o defeito pode ter sido causado por um sensor de modelo inadequado. 

Solução: Após analisar todo o sistema elétrico do veículo, foi através da dica do companheiro de profissão que o reparador chegou à fonte do problema. 

Sem saber como proceder, o reparador decidiu verificar novamente os componentes indicados por seus colegas de Fórum e enquanto analisava o chicote entre o painel e o sensor de temperatura constatou que o problema era causado pelo chicote. Após realizar o reparo do chicote em questão, testou o veículo que não mais apresentou a falha, sendo então liberado ao cliente. 

Enquanto inspecionava os acessórios do veículo, o reparador acabou verificando que a bomba de combustível estava com o fio descascado, e quando encostava na lataria acaba sobrecarregando o relé e queimando-o.