Defeito: A dificuldade deste carro está na primeira partida pela manhã quando o motor vira mas não pega e usando o scanner foi encontrado um código de falha acusando mau funcionamento no regulador de pressão de combustível.
Diagnóstico: Quando o motor pega, funciona muito bem e só no outro dia quando está com o motor frio, este não funciona. Este carro está equipado com o novo motor 2.5 flex Ecotec com injeção direta e como o scanner acusou falha neste sistema que trabalha com alta pressão, foi verificado que a bomba de baixa estava com 3 bar de pressão de combustível e fazendo a estanqueidade, atingiu 7 bar, mas na verdade a falha estava na bomba de alta pressão.
Suspeitando da bomba de alta pressão, a recomendação é que se faça o monitoramento da pressão da linha de alta durante a partida para confirmar se está adequada.
Importante saber que este sistema trabalha com pressões elevadas, chegando a 150 Bar ou 2.176 PSI
Solução: quando foi detectadao a falha no sensor de pressão do combustível, o teste realizado foi na bomba de baixa pressão. Depois de uma avaliação mais criteriosa e com a troca da bomba de alta pressão, o defeito foi resolvido e o motor voltou a pegar em qualquer condição de temperatura.
Na reparação de componentes que trabalham com alta pressão, exige-se cuidados e assim evitar acidentes.