Notícias
Vídeos

Renault Sandero Stepway com marcha lenta elevada


O hatchback da montadora francesa, equipado com motor K4M 1.6 16v Flex de 112cv (quando abastecido com etanol), chegou à oficina com a reclamação de estar com a marcha lenta elevada, e não desarmar o ar-condicionado com o motor em plena carga

Por: Da Redação - 23 de abril de 2023

DIAGNÓSTICO: O reparador sabia que estava diante de um problema complexo que exigiria bastante de sua capacidade analítica e domínio do funcionamento do sistema.

Assim, incluiu em seu planejamento a sequência de testes que iria realizar, começando pelas verificações simples até as mais complexas.

Imediatamente o reparador realizou um teste de rodagem com o veículo para constatar a reclamação do cliente, verificando que ambos os defeitos ocorriam.

Após a confirmação das falhas previstas em seu plano de ação, partiu para o segundo item que consistia na verificação da presença de algum DTC que pudesse nortear seu diagnóstico. 

Ao realizar a verificação com o scanner o reparador constatou o código dfn532, referente ao sinal baixo do alternador.

Dando sequência aos testes, e desconfiando do sistema de carga do veículo, realizou um teste com multímetro no alternador, e verificou que o valor de tensão com o motor ligado era de 14,5v, ou seja, estava operando normalmente. Porém, ao conectar o scanner na ECU do veículo, a tensão de trabalho apresentada era de 12,5v com o motor ligado, estando assim fora do aceitável.

O reparador então entrou em contato com uma empresa que repara alternadores para saber mais informações sobre o componente, que acreditava ser pilotado, como a empresa informou que este modelo se tratava de um alternador convencional, o profissional então resolveu compartilhar este caso com os colegas do Fórum Oficina Brasil, para que assim lhe auxiliassem. O primeiro reparador a se pronunciar destacou que o defeito pode ser qualquer coisa desde um mau contato em chicote ou até mesmo defeito na unidade de comando, e por isso seria necessário se atentar a todo o sistema elétrico do veículo.

Já o segundo colega do fórum sugeriu que fosse realizada uma revisão do alternador, e sobretudo se ele foi mexido e se estava com o regulador de tensão original, finalizou afirmando que atualizaria o software de injeção. 

O reparador infirmou que o regulador tem 2 fios um L e um DFM, o L dava 12V que é a lâmpada do painel, já o DFM marcava 12, 5V, o que já deixou o reparador otimista com a solução do caso.

O terceiro reparador disse que para resolver teria que fazer uma boa limpeza no alternador. 

SOLUÇÃO: O defeito foi resolvido substituindo o regulador de tensão, que estava com defeito e enviava 14v para a bateria, porém no pino DFM que deveria informar a mesma tensão para o módulo estava enviando 12.5v, assim o módulo não conseguia tomar as providências como aumento de marcha lenta no caso de muita carga exigida e desarme do ar-condicionado quando necessária a potência total do motor.