Notícias
Vídeos

Renault Logan 1.0 16v mudando o AF


O Sedã equipado com motor D4D 1.0 16v Flex de 77cv quando abastecido com etanol, chegou à oficina com a reclamação de apresentar mau funcionamento, independente do combustível utilizado

Por: Da Redação - 24 de julho de 2022

DIAGNÓSTICO: Após a elaboração do planejamento, o profissional iniciou os testes do sistema de forma rigorosa. O primeiro teste consistia na verificação dos códigos de falhas presentes na memória da unidade de controle do motor, assim o reparador conectou seu scanner na ECU do veículo, e constatou que havia um DTC gravado em sua memória, falha DF 92 referente ao circuito do sensor de oxigênio anterior. Como o veículo precisava de uma revisão, aproveitou para realizá-la antes de ir mais a fundo no diagnóstico.

Sendo assim, substituiu o óleo do motor, cabos e velas de ignição, bateria, sonda lambda pré- catalisador, limpou o tbi e testou os bicos injetores, porém o defeito persistia. O profissional verificou todos os aterramentos do sistema de injeção, e realizou um teste com o osciloscópio nos sensores de oxigênio, verificando que estavam funcionando perfeitamente. Sem mais ideias do que poderia estar causando esta alteração no veículo, acessou o Fórum Oficina Brasil para compartilhar o caso com os colegas.

O primeiro colega a deixar sua contribuição informou que os veículos da montadora Renault são mestres para isto, sugeriu a verificação da tensão da bateria na partida, da eletroválvula do canister, e destacou ainda que a sonda lambda deve ser original, perguntou também como estava a vazão dos cilindros.

Um outro colega do fórum indagou se o reparador havia testado vazão e pressão da bomba de combustível, perguntou ainda qual era o tempo de injeção do veículo, e deixou uma dica, informando que o reparador deveria entrar com scanner como OBD GLOBAL para visualizar o código de falhas que estava no padrão OBD. O reparador retornou informando que iria acessar o sistema via OBD, e que iria verificar a eletroválvula do canister, e finalizou agradecendo os colegas pelas dicas. 

O terceiro colega do fórum a contribuir informou ao reparador que era fundamental a verificação do perfeito funcionamento do sensor de nível de combustível, problemas nesse componente causam mudanças de A/F.

SOLUÇÃO

O reparador retornou informando que havia realizado as correções necessárias no sistema de injeção eletrônica.Após o diagnóstico de falha em OBD abordou o defeito de forma diferente realizando mais um teste na bomba de combustível, verificou que a pressão e  estanqueidade estavam corretas, porém ao acelerar a pressão caía, observou ainda que quando estava acelerando em rotação em média de 4000 rpm e soltava o acelerador e acelerava novamente, a pressão da bomba caia  em torno de 1 bar e o carro perdia aceleração, observou ainda que quando parava de acelerar a pressão subia de forma rápida, dando a impressão que o carro estava amarrado.

Informou que diante dessa constatação removeu a tampa do tanque de combustível, mas o problema persistiu, assim removeu a bomba de combustível, colocou a mesma na bancada e ao desmontá-la percebeu que o pré-filtro estava entupido.

Trocou a bomba e pré-filtro, limpou o tanque de combustível e o defeito foi resolvido.