Notícias
Vídeos

Peugeot 408 chega na oficina com problema de perda de potência


Defeito: Este modelo da Peugeot equipado com motor THP 1.6, chegou à oficina andando, mas com a luz de injeção eletrônica acesa

Por: Da Redação - 30 de agosto de 2020

O cliente reclamou que o veículo havia perdido potência na estrada e após isso a luz de injeção se acendeu e não apagou mais.

Diagnóstico 

O profissional realizou o teste de rodagem com o carro, no qual o veículo apresentou desempenho normal e marcha lenta estável. Mais tarde na oficina, conectou o scanner ao sistema do veículo e constatou os códigos P0087(Linha de Combustível/Pressão do Sistema – Muito Baixo) e P0172(Sistema Muito Rico - Banco 1). Ao medir a pressão da linha de alta pressão identificou que em baixa rotação o veículo apresentava 20bar de pressão, enquanto em alta rotação apresentava 70bar.

Ciente da grande ajuda que os reparadores costumam fornecer aos seus colegas do Fórum, decidiu de antemão relatar o caso e ver as dicas de seus companheiros de profissão. Ao ler seu relato, um reparador comentou que poderia ser problema na bomba de alta pressão. Outro reparador recomendou medir a bomba de baixa pressão, pois ela afeta diretamente a linha de alta pressão. Ainda no Fórum, um terceiro reparador recomendou começar a verificação trocando filtro de combustível e que o problema possivelmente estaria no regular da bomba de alta.

Solução

Devido ao alto custo de uma peça nova,  o reparador decidiu realizar todos os testes sugeridos pelos colegas do Fórum. E complementou que teve dificuldades em testar a bomba de alta pressão, pois os scanners que ele possuía não continham uma tela específica para testar essa bomba. Após conseguir um scanner que possuísse a tela de teste que precisava, conseguiu realizar um diagnóstico e comprovou que a falha no veículo era de fato causada pela bomba de alta pressão.