Notícias
Vídeos

Palio 1.0 8V não pegava mais após lavagem do motor


Saiba como foi solucionado o defeito do Palio

Por: Da Redação - 16 de novembro de 2017

Defeito: Veículo equipado com sistema de injeção Magneti Marelli IAW 1G7 teve o motor lavado, e depois disso não pegava mais. O motor de partida virava, mas não consegui funcionar o motor novamente.

Diagnóstico: A leitura do scanner não acusava nenhuma falha, os sensores estavam em ordem, a linha de combustível não tinha obstrução, e foi trocado o sensor de rotação, mas sem sucesso. No fórum foram sugeridos diversos procedimentos como desconectar um sensor de cada vez para detectar eventual curto circuito; testar sensores tps e map; relê do sistema de injeção; foi testado outro módulo; feita a avaliação das bobinas de ignição; verificação da linha de combustível e eventual ação de imobilizador; foi repassado cada aterramento (massa); conferido o sincronismo da correia dentada. Itens de ignição como velas e cabos forma substituídos, mas nada fazia o motor virar. Nas bobinas chegava corrente para o centelhamento, mas quando o motor ameaçava pegar, cortava. Baseado nesta análise, um experiente participante sugeriu reavaliar o sensor de rotação, que era novo, e mais a roda fônica.

Solução: De fato o diagnóstico foi certeiro, e o sensor de rotação novo estava com problemas. Logo após sua substituição, o motor pegou e voltou ao normal.