Notícias
Vídeos

New Fiesta falhando em marcha lenta


Saiba qual o procedimento utilizado pelo reparador para resolver o problema

Por: Da Redação - 21 de agosto de 2018

Defeito: Este modelo da Ford chegou à oficina falhando em marcha lenta e com dificuldade ao dar a primeira partida do dia. Em trajetos mais longos o veículo cortava a ignição por segundos e depois voltava ao normal. Antes da oficina, o cliente encaminhou seu veículo à concessionária duas vezes, mas não diagnosticaram o defeito.  

Diagnóstico: Na oficina, o reparador iniciou o diagnóstico realizando testes mais detalhados no chicote elétrico e no sistema de ignição. Pelo scanner, constatou que a leitura do MAP estava entre 0,42 e 0,57 na marcha lenta, quando o ideal seria entre 1 e 2 Volts. Mesmo acelerando ao máximo, os parâmetros não alteravam.  

Quando o defeito ocorre, às vezes o carro desliga e o MAP registra 1,23. A temperatura do ar estabiliza em menos de 20 graus, quando na verdade deveria sem entre 45 e 60 graus. 

Com esses dados, o reparador preferiu substituir o sensor MAP, trocar as velas de ignição e verificar todos os conectores do chicote. Infelizmente o defeito permaneceu. 

Utilizando o Aplicativo Fórum Oficina Brasil, o reparador abriu um tópico sobre o defeito para coletar mais dicas. Um parceiro de profissão comentou que já viu defeitos parecidos neste modelo e fios do chicote estavam corrompidos dentro da proteção de borracha. Porém, o reparador já havia conferido todo o chicote elétrico e realizado teste de continuidade, mas nada incomum foi encontrado. 

Outro reparador que acompanhava o caso sugeriu que levasse o módulo de injeção para a realização de um diagnóstico mais detalhado, pois tudo indicava que realmente seria o módulo com avarias. 

Solução: O reparador gostou das sugestões e resolveu encaminhar o módulo para a avalição de um profissional.  

Após dois dias, concluíram que realmente estava com avarias no componente. Portanto, foi feito o reparo e em seguida instalado no veículo, que não demonstrou mais defeitos. O cliente se demonstrou satisfeito e agradecido pelo ótimo serviço executado, pois nem na concessionária conseguiram chegar a essa conclusão.