Notícias
Vídeos

Megane libera o sistema, mas não dá partida


O modelo da Renault, ano 2008, chegou de outra oficina guinchado, apresentando falha na partida

Por: Da Redação - 30 de março de 2020

De acordo com o relato do reparador, ao inserir a chave cartão, o sistema realiza a leitura corretamente e ao apertar o start, o veículo liga o painel de instrumentos, destrava a direção, mas não dá a partida.

Diagnóstico

Iniciando o diagnóstico, verificou os fusíveis, os chicotes e realizou alguns testes no sistema de partida. Durante os testes, notou que a luz do imobilizador não se apagava ao dar o start no veículo, e questionou seus colegas de Fórum se a luz em questão deveria se manter acesa e apagar após a partida do motor ou se deveria apagar para liberar a partida do veículo.

Ao ler o relato do reparador, um companheiro de profissão recomendou verificar o fusível grande que fica localizado próximo à bateria, mas logo em seguida o reparador respondeu que havia verificado e se encontrava normal, e novamente questionou se era normal a luz acesa da forma como havia descrito.

Um segundo colega de Fórum respondeu que a luz do imobilizador deveria ficar piscando até que seja colocada a chave cartão no slot e o sistema reconheça o cartão, então o painel liga e a luz fica acesa até que o motor entre em funcionamento, apagando em seguida.

O colega ainda forneceu algumas dicas para o reparador, dizendo que se a luz não está apagando, o problema está no cartão ou imobilizador e recomendou que ele verificasse se o cartão abre e fecha as portas do veículo, também recomendou solicitar ao cliente a segunda chave cartão para testar e ainda forneceu algumas dicas referentes à mensagem que aparece no computador de bordo, que auxiliam para saber se o cartão está funcionando.

Logo em seguida o colega tornou a responder o reparador dizendo que se lembrou que esses cartões costumam partir o trilho de solda da placa interna da chave e que se fosse o caso seria necessário abrir o cartão e refazer a solda.

O reparador então respondeu que já havia suspeitado do cartão e por esse motivo levou a chave para um colega que ao testar constatou que o componente estava em perfeito funcionamento. Em seguida complementou que ao colocar o cartão, o sistema todo funciona normalmente, no computador de bordo aparece a mensagem “pisar no freio e apertar o Start”, mas ao apertar o botão, o painel acende normal, marca nível de combustível, mas a partida não funciona.

Ainda no tópico, um terceiro companheiro de profissão questionou se já havia sido verificado o sistema de partida do veículo, se existia algum código de falha no scanner e ainda se o sistema liberava centelha nas velas e pulso para os bicos, mas logo depois o reparador respondeu que já tinha verificado o sistema de partida além dos componentes de injeção do veículo e não existia nenhuma falha no sistema.

Novamente o segundo companheiro do Fórum voltou a tentar auxiliar seu colega reparador e questionou se ele havia testado o botão de start, pois poderia estar com a fiação comprometida e liberando o painel, mas não acionando a partida.

Solução 

Sem conseguir dar o retorno para seus colegas, o reparador só retornou o tópico meses depois, pedindo desculpas pela ausência e informou que o veículo havia sido reparado, sendo a falha causada por um problema no módulo de injeção que não se comunicava com os demais módulos do carro.

Ele complementou dizendo que procedeu realizando diversos testes e assim descobriu que o chicote havia sofrido uma manutenção de forma errada na outra oficina, provavelmente na tentativa de corrigir o problema, e que a bomba de combustível estava ligada direto na linha 15, danificando o drive da rede CAN do módulo de injeção, o que acabou por cortar a comunicação com os demais módulos do sistema.