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Jaguar S-type dando partida, mas não funciona


Saiba como foi solucionado o defeito do modelo da Jaguar

Por: Da redação - 15 de março de 2019

Defeito: O veículo equipado com motor V6 3.0 chegou à oficina após sofrer uma colisão, em que teve seu chicote e módulo danificados. O reparador, ao iniciar as manutenções, realizou o reparo do chicote elétrico, refazendo todo ele e substituindo o módulo avariado.

Ao finalizar as manutenções e testar o veículo, o motor girava ao dar a partida mas não funcionava.

Diagnóstico: Após iniciar o diagnóstico, o reparador constatou que apesar de o motor dar a partida, a bomba de combustível não estava entrando em funcionamento, por esse motivo o veículo não funcionava.

Apesar dos sintomas indicarem interruptor inercial ativado, ao verificar o componente o mesmo estava em pleno funcionamento. Seguiu em diante com o diagnóstico, verificando relés, módulo e fusíveis, tudo funcionando normalmente, exceto que ao testar a bomba de combustível e bicos não entravam em funcionamento devido falta de negativo, o módulo recebe os sinais positivo e negativo, mas só envia o positivo para a bomba e bicos.

Foi então que decidiu entrar no Fórum de Reparadores para compartilhar o problema que estava enfrentando e conseguir ajuda de seus colegas de profissão, relatou o ocorrido questionando se havia algum outro bloqueio que cortava o pulso dos bicos e a alimentação da bomba quando o carro sofria uma colisão, visto que o interruptor inercial do veículo estava funcionando normalmente e não apresentava acionamento.

Depois de debater com outros reparadores no Fórum e após muito pesquisar, o reparador encontrou informações a respeito do carro e constatou que devido à batida o veículo havia entrado em modo de colisão, cortando o funcionamento da bomba de combustível. Sendo através de um scanner específico a única forma de desativar esse bloqueio.

Solução: Após muito procurar o scanner, encontrou um amigo de uma cidade vizinha que possuía um scanner de mesmo modelo e entrou em contato com seu colega.

Com a ajuda do seu colega de profissão, o reparador precisou trocar o drive do imobilizador da chave, cadastrar o código de chave do antigo módulo e resetar os módulos do sistema. Após realizar esses procedimentos o veículo foi testado e funcionou normalmente.