Notícias
Vídeos

Grand Vitara 2013 não funciona na fase fria


Veja como foi resolvido o problema do modelo da Suzuki

Por: Da redação - 22 de agosto de 2019

Grand Vitara 2013 não funciona na fase fria

Defeito:

O veículo da Suzuki, equipado com motor 2.0 16V, deu entrada à oficina apresentando dificuldades em dar a partida com o motor frio.

De acordo com o reparador, quando na fase fria, o motor só funcionava após diversas tentativas. Relatou também que no momento da falha não chega corrente nas bobinas de ignição. 

Leia mais: BMW 320i baixando nível do líquido de arrefecimento

Diagnóstico:

Ao iniciar o diagnóstico, realizou a troca das velas, bobinas e bicos, mas o problema ainda persistiu.

Substituiu para testes a bomba de combustível e o sensor de temperatura. Verificou os aterramentos e chicotes do motor e testou o veículo com uma bateria nova, mas ele ainda apresentava falhas ao dar a partida na fase fria.

Sem saber como prosseguir, decidiu recorrer aos seus colegas cadastrados do Fórum de Reparadores, onde relatou o ocorrido e completou alegando suspeitar do sensor de fase, mas que não via sentido ser o sensor já que a falha só ocorria na fase fria.

Após ler o relato do seu colega de Fórum, um reparador cadastrado questionou se os bicos injetores estavam pulsando, o que estaria relacionado ao sensor de rotação, ou se era apenas o positivo da bobina que não chegava, que nesse caso poderia ser o relé. Relatou ainda que já havia pego um veículo do mesmo modelo, que cortava o pulso dos bicos de forma intermitente e recomendou que fizesse um teste conectando o pós-chave de um dos bicos injetores direto na bobina e verificasse o que ocorreria.

Ainda no Fórum, outro companheiro de profissão, ressaltou o que seu colega anterior havia dito e recomendou que se houvesse pulso nos bicos e bobina, que fosse dado maior atenção a bateria.

Solução:

Para não deixar seus colegas sem resposta, o reparador comentou que não conseguiu olhar o veículo naquele dia, mas que iria verificar as dicas nos dias seguintes.

Alguns dias depois, o reparador retornou ao Fórum para dar um fechamento ao seu tópico e relatou aos seus colegas de profissão que enquanto seguia as dicas dadas no Fórum, ele e sua equipe da oficina retiraram a transmissão para poder avaliar o sensor de rotação e foi quando constatou que o componente estava danificado.

Depois de realizar a substituição do sensor realizou diversos testes no veículo que não apresentou mais problemas, sendo então liberado para o proprietário.