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Grand Siena com câmbio Dualogic não engata ré

Veja como foi resolvido o problema do modelo da FIAT

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Por Da redação


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Defeito: Este modelo da Fiat equipado com o câmbio Dualogic chegou à oficina com problemas para engatar a marcha ré. Segundo o cliente, o veículo funciona normalmente engatando todas as demais marchas normalmente, mas na hora de engatar a marcha ré, a marcha simplesmente não entra.

Diagnóstico: Ao iniciar o diagnóstico, o reparador realizou a troca do sensor de posição do atuador de seleção de marcha e em seguida iniciou o procedimento de aprendizagem do módulo, mas ainda sim o problema persistia.

Após essa etapa, decidiu remover a embreagem, constatando que a peça estava gasta, realizando então a sua troca junto do atuador da embreagem e aproveitou para realizar o reparo da mola do eixo seletor, que se encontrava fora da especificação, novamente o problema persistiu.

Feito tudo isso, o reparador então optou por pedir ajuda a seus colegas do Fórum, onde um deles recomendou a troca do robô de seleção das marchas, ao verificar o funcionamento do robô, o reparador concluiu que a peça deveria ser trocada, então procedeu com a substituição da peça.

Enquanto realizava o procedimento de aprendizagem do módulo para identificar a nova peça, um companheiro de profissão do Fórum questionou-o sobre algum código de falha e também sobre alguma possível perda de pressão do sistema no momento do problema.

Logo após a aprendizagem do módulo, enquanto testava o câmbio, foi constatado que o problema se agravara e o que antes ocorria apenas na marcha ré agora se estendia a todas as marchas, o veículo não engatava mais nenhuma marcha.

Solução: Ao se deparar com o problema se estendendo a todas as marchas, o reparador decidiu por seguir a sugestão do seu colega de profissão e medir novamente a pressão do sistema, e verificou que a pressão que antes estava dentro do especificado, agora apresentava problemas.

Ao verificar o motivo dessa perda de pressão, o reparador constatou vazamento de óleo do robô de seleção de marchas, a peça que era nova e recém-trocada tinha vindo com defeito e deveria ser novamente substituída, após a peça novamente ser trocada o problema foi sanado e o veículo liberado para o cliente.

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