Notícias
Vídeos

GOL Mi AT 1.0 16V sem pressão de óleo


Seguindo sua experiência e também as sugestões oferecidas pelos participantes do Fórum

Por: Da Redação - 26 de janeiro de 2017

Defeito: Ao acelerar o veículo, o ponteiro do manômetro de pressão do óleo não se mexia. Itens diretamente relacionados como bomba de óleo e filtro de óleo estavam em ordem, e o funcionamento do motor indicava que havia lubrificação, ainda que parcialmente.

Diagnóstico: Seguindo sua experiência e também as sugestões oferecidas pelos participantes do Fórum, reparador verificou inicialmente se havia algum tipo de obstrução dentro do cárter, no pescador da bomba, mas estava tudo em ordem. Posteriormente foram verificados possíveis pontos de fuga de pressão do óleo decorrente de desgaste em tuchos e comando, ou problemas em juntas, folga entre componentes internos do motor, mas novamente nada foi detectado. Outro item checado foi o acionamento da bomba de óleo, mas tudo estava em ordem. Como o motor havia passado por uma recente retífica no cabeçote, restou removê-lo novamente e repassar o serviço executado pela retífica.

Solução: Após verificar cuidadosamente os componentes do cabeçote, reparador decidiu substituir a válvula retentora, e aplicou o torque correto de 5Nm na peça. Após esta intervenção, a pressão do óleo lubrificante voltou a subir, e a pressão indicada pelo sensor voltou para a faixa especificada no manômetro. A conclusão foi de que a retífica deixou de substituir um componente de quinze reais, comprometendo a qualidade do serviço e gerando um retrabalho desnecessário.