Notícias
Vídeos

Gol G3 16v dificuldade de aceleração na fase fria


O carro popular da montadora alemã, equipado com motor EA111 1.0 16v de 76cv, chegou à oficina com a reclamação de falhar a aceleração durante a fase fria do motor, só normalizando após aquecer o motor

Por: Da Redação - 09 de novembro de 2022

DIAGNÓSTICO: O reparador, diante da problemática, sabia que deveria inicialmente planejar todas os testes que iria realizar e assim não esquecer nenhuma verificação que poderia atrapalhar o diagnóstico. Executada essa importante etapa, o técnico prontamente visualizou seu plano de ação e constatou que o primeiro teste era a utilização do scanner para verificar a presença de algum código de falha presente na memória da unidade de controle do motor. 

Desta forma, conectou o scanner à central do veículo para verificar se havia algum DTC gravado, não encontrou nenhum código de falha, mas verificou que em funcionamento, os valores de temperatura do motor e do ar na admissão divergiam da temperatura real.

Seguindo rigorosamente a sequência dos testes previamente determinados, deu continuidade analisando cuidadosamente o circuito elétrico, testou a massa e percebeu que a queda de tensão estava acima de 0,400mv, já no positivo essa queda acontecia acima de 0,500mv.

Dando sequência em mais um teste para encontrar a raiz do problema, o profissional alimentou com positivo direto no sensor de temperatura da água, mas os valores apresentados no scanner ainda divergiam, sem mais ideias de como proceder, acessou o Fórum Oficina Brasil.

Logo, o técnico abriu o tópico referente a seu caso e relatou tudo o que havia verificado até então. O primeiro reparador deixou sua contribuição aconselhando o técnico a simular os valores de resistência elétrica do sensor de temperatura da água e observar o respectivo valor de temperatura exibido pelo scanner e assim concluir se o defeito é no sensor ou no módulo do motor. 

Já o segundo colega afirmou que quando tem dúvidas sobre o sensor de temperatura da água instala um sensor novo de boa qualidade.

O terceiro, por sua vez, utilizando-se de sua experiência, destacou a necessidade de o reparador conferir a alimentação 5V dos sensores, pois sabia que muitas vezes essa alimentação é compartilhada pelos diversos sensores. 

SOLUÇÃO

O reparador, após ler atentamente as dicas e sugestões dos colegas, retornou ao fórum com boas notícias.  Afirmou que o problema era o sensor de temperatura d’água mesmo.

Seguindo as sugestões dos colegas do fórum, colocou a Década Resistiva em 3 sensores, no conector do sensor de pressão absoluta do coletor MAP, no qual foi constatado que estava tudo certo, a temperatura de água apresentou valores satisfatórios, quando chegou no sensor de temperatura do ar constatou divergências de Tensão x Temperatura. 

O reparador, com sua expertise, desconectou o sensor de temperatura da água e desta forma, os valores voltavam à normalidade e desaparecia a variação entre os sensores e temperatura ambiente.

Assim, constatou através do esquema elétrico que a massa é a mesma para os 3 sensores. Por fim, ainda esclareceu que outro defeito foi nos cabos positivo e negativo. Instalou cabos novos em alguns e cabos extras em outros. Desta forma, os que apresentavam acima de 0,500mv voltaram para 0,20mv. E assim, o veículo voltou a funcionar perfeitamente.