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Fiat Siena com falha nas sondas lambda

O veículo da Fiat, modelo Siena 2010, chegou à oficina com a luz de injeção acesa e apresentando, pelo scanner, sondas lambda 01 e 02 com leitura baixa e ainda apontou falha na válvula canister

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Por Da Redação


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Diagnóstico

De acordo com o reparador ambas as sondas estavam trabalhando em linha reta no osciloscópio e ao remover os componentes, constatou que a sonda que fica depois do catalisador estava com os fios cortados enquanto a sonda antes do catalisador estava íntegra, mas ao substituir a sonda com defeito e testar o veículo, ambas as sondas continuaram operando com a leitura em linha reta.

Continuando o diagnóstico, o reparador constatou que nas sondas estava chegando apenas 02 volts quando deveria chegar no mínimo 12 volts e ao relatar para seus companheiros do Fórum, questionou se esse sistema não seria de sinal PWM.
O reparador ainda realizou testes nos atuadores através do scanner e todos funcionaram normalmente, em seguida desligou a ECU e realizou o teste do chicote utilizando caneta de prova e nenhum dos fios estava quebrado ou em curto.

Em seu relato no Fórum, além de descrever as medições realizadas e a situação atual que se encontrava com esse veículo, o reparador informou os códigos que eram apresentados no scanner, sendo eles P0135 (Circuito do Aquecedor Sonda Lambda –

Antes do Catalisador – Abaixo do Limite), P0141 (Circuito do Aquecedor Sonda Lambda – Depois do Catalisador – Abaixo do Limite) e P0443 (Sistema da Válvula de Purga do Canister – Nenhum Sinal).

Ao ler o relato do reparador, um companheiro de profissão respondeu que, se as sondas eram novas e os chicotes e aterramentos estavam bons, então deveria ser testada a ECU, enquanto outro recomendou que o reparador conferisse se não havia algum alarme ou relé instalados na linha, que viesse a causar essa falha.

Um terceiro colega de Fórum questionou a correta aplicação das peças trocadas e recomendou verificar se não existia algum acessório instalado na linha do circuito de aquecimento das sondas.

Solução

 Ainda com o tópico aberto, outro companheiro de profissão respondeu que se as sondas estão funcionando, mas o Canister não, poderia ser algum problema no fusível do circuito.

Alguns outros colegas também deram algumas ideias para ajudar no caso, mas logo em seguida o reparador retornou ao tópico para dar uma resolução ao caso relatado.

O reparador afirmou que seguindo as dicas dos companheiros e realizando alguns outros testes não conseguiu resolver a falha, mas no dia seguinte lembrou que ao realizar a troca da sonda pós-catalisador encontrou dificuldades, pois a descarga do escapamento estava deslocada devido a uma batida que sofreu em outro momento e que mesmo com protetor de cárter, acabou danificando a sonda e cortando seu chicote de maneira quase imperceptível.

Com os fios da sonda rompidos acabou gerando um curto-circuito e queimando os fusíveis das sondas e da válvula de purga. Utilizando de muita cautela para não danificar a nova sonda, o reparador desentortou o cano de descarga o máximo que pode e orientou o cliente que deveria ser trocado o escapamento, mas que mesmo com ele danificado, o defeito estava resolvido, sendo o veículo então liberado para o cliente.

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