Notícias
Vídeos

Civic 2008 só funciona após desconectar a bateria


O veículo da Honda, modelo Civic 2008, chegou à oficina apresentando dificuldade em manter-se funcionando o veículo e dar a partida novamente, o motor entrava em funcionamento, mas logo em seguida morria

Por: Da Redação - 15 de abril de 2020

Diagnóstico

Ao iniciar o diagnóstico, o reparador notou que o veículo apresentava a falha, mas ao remover o polo da bateria e religá-lo em seguida, o motor funcionava normalmente, mas ao desligar o carro, a falha voltava a ocorrer.

Ao ler o relato do reparador um colega de profissão recomendou verificar a bateria e o alternador do veículo e que, se fosse possível, também verificasse a chave reserva, mas logo em seguida o reparador retornou para responder que já haviam sido verificados e que o alternador estava funcionando normalmente e a bateria era nova.

Um segundo companheiro de Fórum chegou a comentar que os motores Honda possuem um aterramento próximo da válvula termostática que é difícil de se acessar, pois possui uma capa de proteção e por esse motivo, muitas vezes acabam sendo removidos e não são recolocados no lugar ou até da forma correta.

Ainda no tópico, um terceiro colega de profissão respondeu que fosse verificado se as luzes de injeção e de code acendem no painel ao virar a chave e caso não acendam o veículo realmente apresenta um problema de aterramento. Ele ainda complementou dizendo que se for problema de aterramento, muito provavelmente seria na saída A11, que é um aterramento enviado do módulo para o relé.

Enquanto o reparador não retornava para posicionar seus companheiros de Fórum, outros dois colegas de profissão comentaram no tópico, o primeiro recomendou verificar a chave de ignição enquanto o segundo relatou já ter pegado um caso assim e que o problema era causado por uma falha no sensor de rotação do motor.

Solução

Algumas horas mais tarde, o reparador retornou ao Fórum para dar uma resposta aos seus companheiros e relatou que após diversos testes, verificou não ser um problema de aterramento, pois conferiu um a um a continuidade dos fios e os torques de todos os aterramentos do motor.

 O reparador finalizou dizendo que o problema havia sido resolvido e o veículo liberado para o cliente e que a falha no motor era causada por uma avaria no módulo de injeção, sendo necessária a substituição do componente.