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Chevrolet Tracker 2009 com mau funcionamento do sistema ABS


O veículo Chevrolet Tracker 2009 2.0 16v Gasolina e tração 4x4 chegou na oficina apresentando mau funcionamento do sistema de Freios ABS, que estava atuando de forma intermitente

Por: Da Redação - 16 de julho de 2021

DIAGNÓSTICO

Diante da situação o reparador decidiu iniciar o processo de diagnóstico utilizando o scanner automotivo para verificar a presença de algum código de falhas que pudesse ajudá-lo a identificar a causa da falha do veículo, mesmo não acendendo a luz do ABS no painel. 

Dessa forma, constatou os códigos de falhas C1022 e C1026, tentou apagar os códigos, mas não conseguiu, ou seja, eram falhas que estavam presentes.

Seu próximo passo foi a realização do teste de rodagem com o scanner conectado a fim de verificar o funcionamento dos sensores de velocidade das rodas. 

A partir do teste confirmou que os mesmos marcavam a mesma velocidade, o que lhe deixou bastante intrigado.

Na dúvida de como solucionar o inconveniente, o reparador entrou no Fórum Oficina Brasil, para pedir ajuda aos colegas de profissão.

O reparador fez questão de informar todos os detalhes, tomando cuidado para não omitir nenhuma informação que poderia ajudá-los a compreender a situação e auxiliá-lo da melhor forma possível.

O primeiro reparador a deixar sua contribuição disse que poderia ser erro de programação e sugeriu que o técnico entrasse com outro scanner.

Já o segundo reparador participante do Fórum a tentar ajudar o técnico, a fim de saber detalhes, perguntou se travam as duas rodas traseiras ou apenas uma. 

Por fim, o último colega do fórum a dar sua contribuição, utilizando se de sua experiência, destacou que provavelmente a causa seria um problema mecânico nos freios, ou seja, a eficiência de frenagem entre as rodas está diferente.

SOLUÇÃO

Ao ler todas as dicas e sugestões dos colegas reparadores partiu para uma análise visual do sistema de freios em especial as tubulações de freios nas rodas e na unidade do ABS.

Ao olhar as tubulações do freio traseiro identificou que uma das rodas estava isolada, e ao observar as tubulações montadas no ABS detectou que não estavam alinhadas então desconfiou que estavam com a montagem errada. Assim, comparou com uma imagem de outro veículo de mesmo modelo e concluiu que as tubulações estavam invertidas. Sem perda de tempo, realizou a montagem na posição correta e o problema foi solucionado.