Notícias
Vídeos

Chevrolet Onix 2017 com a luz de óleo acesa


O hatchback da Chevrolet chegou à oficina com a reclamação de estar com a luz de pressão de óleo constantemente acesa

Por: Da Redação - 05 de setembro de 2021

DIAGNÓSTICO

O primeiro procedimento realizado pelo reparador foi a confirmação da reclamação do cliente, para tanto, ligou a chave no contato, a luz de óleo acendeu e apagou assim que foi dada a partida do motor, entretanto após alguns segundos com o motor em funcionamento a luz volta a acender e não apaga mais.  

Feita a constatação do problema relatado pelo cliente, o reparador realizou o seu plano de ação com a sequência dos testes que deveria realizar a fim de sanar de forma definitiva o problema do veículo. 

O primeiro teste efetuado foi a verificação da pressão do óleo com o motor ainda frio, 35 a 60 graus, aproximadamente, a pressão do sistema de lubrificação estava com 4 bar.  

Após essa verificação o reparador partiu para o próximo item de seu plano de ação que seria a conferência do sinal do interruptor de pressão do óleo até a unidade de controle do motor, utilizando para tanto a literatura técnica, para ter acesso ao esquema elétrico do veículo, assim o fez, e confirmou que até o módulo de controle estava tudo funcionando normalmente. 

Ao apresentar o problema no Fórum com detalhes sobre os sintomas, bem como os testes e serviços que já havia realizado, não demorou muito para as primeiras contribuições aparecerem com o intuito de auxiliar o colega a chegar à solução do problema. 

O primeiro reparador a se pronunciar chamou atenção para passar o scanner em outros módulos. Salientou ainda que não havia pego nada neste modelo assim.  

E destacou que poucos scanners estão fazendo este carro de modo correto, e sugeriu por fim que o reparador fosse em uma concessionária GM para verificar se havia alguma atualização a fazer. 

Um outro colega informou que um modelo de outra montadora havia aparecido em sua oficina com a luz de óleo acesa direto, o veículo tinha passado em outra oficina e colocaram o interruptor de pressão de óleo errado, pois nesse modelo em particular existem 2 modelos de interruptores de pressão, após contar sua experiência com esse tipo de problema,  levantou a possibilidade de o interruptor presente no veículo ser de aplicação errada, e caso esteja com aplicação correta o problema pode estar sendo ocasionado por uma falha na fiação, painel de instrumentos ou chicote elétrico. 

Um terceiro integrante sugeriu a troca do interruptor de pressão do óleo. 

O reparador, após ler as primeiras dicas e sugestões, informou aos colegas do fórum que fez teste de continuidade do chicote do sensor, substituiu o sensor e o módulo da carroceria, E mesmo assim o veículo insistia com a falha, informou ainda que o sinal do interruptor vai direto para o módulo do motor. 

Por último estava tentando um auxílio com o scanner da GM na concessionária para ver se apresentava algum código de falhas. 

Após a verificação da memória de avarias da central de comando do motor com o scanner original, o reparador constatou que não havia a presença de nenhum código de falhas, bem como não tinha recall para esse modelo de veículo. 

O reparador decidiu substituir o painel de instrumentos do veículo com o intuito de sanar de forma definitiva a reclamação do cliente, entretanto o veículo continuou apresentando a falha.  

SOLUÇÃO

Após vários dias tentando solucionar esse problema, sem sucesso, o reparador conseguiu um veículo igual e substituiu o módulo de controle do motor e assim, resolveu o problema de forma definitiva, por fim, agradeceu a todos colegas do Fórum que lhe ajudaram a solucionar este caso.