Oficina Brasil


Chevrolet Corsa não aciona ventoinha do radiador 

Veja como foi resolvido o problema do modelo da Chevrolet

Compartilhe
Por Da Redação


Avaliação da Matéria

Faça a sua avaliação

Chevrolet

Defeito

Um reparador cadastrado do Fórum relatou que em sua oficina encontrava-se um veículo modelo Corsa, ano 1997, equipado com motor MPFI, ar-condicionado e direção hidráulica. 

O veículo foi levado à oficina após sofrer superaquecimento do motor. 

Diagnóstico

 Ao iniciar o diagnóstico, o reparador notou que ao chegar em 98°C o motor aciona apenas a ventoinha do ar-condicionado, não acionando a ventoinha do radiador. 

Continuando os testes, relatou que ao desconectar o plug do sensor de temperatura a ventoinha do ar-condicionado acionava o 2º estágio e a ventoinha do radiador permanecia desligada. 

Em seguida, ao realizar novamente o teste inverteu dois relé para teste e ao desligar o plug do sensor de temperatura o sistema acionou ambas as ventoinhas no 2º estágio. 

Um companheiro de profissão, ao ler o relato do reparador respondeu que, se ao desligar o plug do sensor de temperatura ambas as ventoinhas são acionadas então poderia ser descartada a possibilidade de problema na parte elétrica e finalizou questionando se já havia sido verificada a válvula termostática e a bomba de água. 

O reparador respondeu seu companheiro de Fórum que ainda não havia conferido essa parte do sistema de arrefecimento, mas que após o teste com a troca dos relés iria comprar o relé para trocar, fazer uma limpeza no sistema de arrefecimento e então iria conferir a válvula termostática e complementou que após terminar voltaria para dar um retorno. 

Outro colega reparador questionou se o veículo estava aquecendo normalmente e se ao ligar o ar-condicionado a ventoinha era acionada diretamente no 2º estágio ou se era gradual. 

Um terceiro colega de Fórum relatou estar confuso com o relato do reparador e questionou se o veículo possuía duas ventoinhas ou se possuía apenas uma ventoinha de dois estágios 

Novamente o reparador tornou a responder seus companheiros de Fórum reiterou algumas informações anteriores, relatando que o veículo havia superaquecido até ferver e ligava somente a ventoinha do ar-condicionado, continuou informando que após o teste de inversão dos relés ambas as ventoinhas ligaram normalmente. 

Finalizou relatando que trocou o relé com problema, retirou o suporte da válvula termostática e a bomba de água, mas estavam com funcionamento perfeitos. 

Após realizar a montagem do sistema e trocar a água do sistema, ligou o motor e ao atingir 95°C o veículo acionou ambas as ventoinhas, nesse momento o reparador questionou seus colegas se isso estava correto e pediu a ajuda dos mesmos. 

Mais um companheiro de profissão respondeu ao tópico, afirmando que o modelo possui plug eletrônico que sempre ao ser desligado aciona ambas as ventoinhas como um procedimento de segurança, a fim de evitar superaquecimento e complementou que já havia pego um outro carro da mesma marca que a ventoinha acionava mesmo quando o motor estava frio e o responsável era o ar-condicionado com pouca carga de gás, sendo essa estratégia de segurança uma forma inventada pelos fabricantes para chamar a atenção do proprietário e recomendou que o reparador verificasse o sistema do ar-condicionado. 

Solução

No dia seguinte o reparador retornou ao tópico para dar um desfecho ao seu tópico e uma resposta aos seus colegas de Fórum que tanto lhe ajudaram. 

Ele comentou que o primeiro defeito era o relé de primeira velocidade que estava com defeito e depois da troca do componente o veículo estava entrando em procedimento de segurança, mas após a manutenção do gás do ar-condicionado em uma oficina especializada o veículo voltou a funcionar normalmente, acionando apenas a ventoinha do radiador e ao ligar o ar-condicionado ambas acionaram mas agora no 1º estágio

Comentários