Notícias
Vídeos

Caminhão VW MAN 24-280 ano 2012 acendendo a luz do velocímetro


Saiba qual o procedimento utilizado pelo reparador para resolver o problema

Por: Da Redação - 02 de abril de 2018

Defeito:  Este caminhão chegou na oficina com a luz de anomalia acesa indicando erro no tacógrafo e erro na transmissão, fazendo o câmbio ficar pesado.

Ao desligar o motor e ligando novamente, o erro da transmissão apaga e o câmbio fica leve para as trocas de marchas, mas basta andar com o caminhão que em menos de 20 metros o erro da transmissão volta, além do erro do tacógrafo que está presente e não apaga.

Diagnóstico: o disco do tacógrafo já foi trocado sem sucesso, foi verificada a alimentação, ajuste do horário, ajuste da quilometragem e quando a chave de ignição é ligada, o odômetro marca a quilometragem e em seguida apaga.

Solução: Com a suspeita de falha no sensor de velocidade, foi providenciado um que foi retirado de outro caminhão somente para fazer o teste.

Após a instalação do novo sensor, o teste de rodagem comprovou que o defeito estava mesmo no sensor de velocidade, o velocímetro voltou a funcionar e o tacógrafo também.

Melhor que encontrar a solução para defeitos difíceis, é poder compartilhar o resultado, e agradecer sempre a quem ajudou a resolver o problema e se colocar à disposição também para ajudar os demais.