Notícias
Vídeos

BMW 320i baixando nível do líquido de arrefecimento


Veja como foi resolvido o problema do modelo da BMW

Por: Da redação - 15 de agosto de 2019

Veja como foi resolvido o problema do modelo da BMW

Defeito: 

O veículo da BMW, equipado com motor 2.0, ano 2010, foi levado à oficina com problema no sistema de arrefecimento. 

De acordo com o proprietário, o nível do líquido de arrefecimento estava baixando lentamente, sendo necessário completar o nível semanalmente. 

Diagnóstico: 

O reparador relato que após receber o veículo, procurou vazamentos, mas não encontrou nada. Pediu ajuda de seus companheiros do Fórum de Reparadores. 

Ao ler o relato de seu colega, um companheiro de profissão recomendou que fosse verificada a parte de trás do cabeçote, pois nessa região existe uma mangueira em que costuma haver vazamentos,  

Em seguida o reparador respondeu ao seu colega, informando que não existe vazamento nenhum nessa região e que apesar de já ter verificado todo o sistema de arrefecimento do veículo e não encontrado nenhum vazamento, o sistema abaixava aproximadamente 1,5L de água por semana. 

Outro colega do Fórum questionou sobre os testes de compressão dos cilindros, com motor frio e quente, pois o problema poderia ser em decorrência de uma junta queimada. 

Um terceiro reparador ainda recomendou medir a vazão dos cilindros e questionou se o veículo possuía ar quente, pois poderia estar ebulindo a água para o carpete do veículo, mas logo foi refutado que o carro possui ar quente, mas não havia qualquer vazamento ou indícios de água no interior do veículo. 

Ainda no Fórum, outro reparador reiterou que fosse conferida a compressão dos cilindros pois poderia ser que a junta do cabeçote estivesse queimada, também recomendou que, com o veículo quente, solicitasse a alguém que acelerasse o motor para verificar se não poderia haver algum vazamento que aparecesse apenas com o veículo sob regime de trabalho mas quando em marcha lenta ou desligado não ficasse visível. 

Solução:

 Após procurar vazamentos por todo o sistema de arrefecimento do veículo e sem saber como proceder, o reparador decidiu então desmontar todo o sistema e procurar problemas internos. 

Enquanto desmontava os componentes, o reparador constatou que o sistema de arrefecimento possuía, próximo à bomba de vácuo do servo freio, uma tampa plástica cujo anel o’ring estava danificado. 

Após a troca do anel de vedação, o veículo não mais perdeu líquido de arrefecimento, sendo liberado para o proprietário