Notícias
Vídeos

Audi Q7 2011 apresentando mistura fraca


Um reparador cadastrado do Fórum relatou que em sua oficina se encontra um veículo da Audi, modelo Q7 3.0 supercharger, que apresenta luz de injeção acesa após rodar por um período com o veículo

Por: Da Redação - 06 de abril de 2020

O reparador relatou ainda que a luz demora a acender e que o veículo não apresenta perda de potência, leituras fora do parâmetro ou comportamento anormal. 

Diagnóstico

Ao iniciar o diagnóstico, o reparador conectou o scanner ao sistema e constatou os códigos de falha P1136 e P1138, que são referentes a mistura pobre no banco 1 e no banco 2. 

De forma preventiva, realizou a troca do cânister, da válvula do cânister, da membrana do respiro do motor e das juntas do coletor de admissão, pois todos apresentavam alguma avaria, mas a falha ainda persistiu, acendendo a luz apenas depois de 04 dias que o carro havia sido liberado da oficina. 

Ao retornar o cliente solicitou que fossem verificados os bicos injetores, mas por ser equipado com um sistema de injeção direta, as maquinas atuais não são capazes de realizar o teste com precisão e crendo que não era esse o motivo da falha, o reparador decidiu pedir ajuda de seus companheiros de Fórum. 

Um companheiro de Fórum, ao ler o relato, aconselhou que por ser uma falha intermitente, pode ser algo na parte elétrica, algum sensor com mau contato por exemplo. Já outro colega de profissão recomendou verificar o módulo de injeção se não está contaminado com fluido hidráulico, pois em alguns modelos da Audi é comum o sensor da direção hidráulica furar e o fluido escorrer pelos fios até o módulo, o que causa isolamento dos contatos após rodar alguns dias com o veículo. 

Ainda no tópico um terceiro colega de Fórum aconselhou dar uma boa revisada no sistema de injeção e na sonda, pois os sistemas de injeção direta não são tão diferentes dos sistemas de injeção indireta, e mistura pobre é sinal de falta de combustível na mistura, o que normalmente indica uma falha no sistema de injeção. 

O reparador em seguida respondeu que já havia verificado possível entrada falsa de ar e toda a parte de injeção e não encontrou nada que justificasse a falha, ainda complementou que iria avaliar o conector da central de injeção como indicado pelo seu colega reparador. 

Diversos companheiros do Fórum tentaram ajudar o reparador, fornecendo dicas de possíveis causas, mas sempre eram refutados pelo reparador que respondia já ter testado tais componentes mencionados. 

Solução

Dias depois o reparador retornou ao tópico e informou aos seus companheiros de profissão que o cliente decidiu levar os bicos injetores para testar em uma oficina especializada, mas ao retornar informou que não havia falhas nos componentes. 

Entretanto, ao remover os bicos injetores para dar ao cliente levar para teste, o reparador notou que os flaps de variação do coletor estavam apresentando aberturas diferentes, um abrindo mais que o outro, o que o fez desconfiar de tal componente e após realizar o reparo, o veículo não apresentou mais a falha.