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Transdutores automotivos, o que você deve saber para utilizar esta ferramenta na sua oficina


Os transdutores automotivos são ferramentas de trabalho como todas as outras ferramentas automotivas de diagnóstico, as quais o reparador usa de acordo com sua estratégia de diagnóstico de falhas de componentes

Por: Jordan Jovino - 04 de dezembro de 2022

Os transdutores estão em tendência entre os mecânicos, eletricistas e retíficas e vem cada vez mais se popularizando por se tratar de uma ferramenta nova no mercado e desperta muita curiosidade neste método de diagnóstico por imagem.

Porém, para trabalhar com esta ferramenta não é tão simples como se possa imaginar, exige alguns conhecimentos do técnico, caso contrário irá ter algumas dificuldades.

Mas não é pela dificuldade que o técnico irá desistir, o mesmo irá buscar conhecimento para utilizar a ferramenta, e quem tem a ganhar em buscar conhecimento é o técnico e o cliente. Para trabalhar com estas ferramentas, o técnico deve ter alguns conhecimentos de algumas grandezas da física.

Eletricidade

Para entender os fundamentos da eletricidade, precisamos começar nos concentrando nos átomos, um dos blocos básicos de construção da vida e da matéria. Os átomos existem em mais de cem formas diferentes em elementos químicos como hidrogênio, carbono, oxigênio e cobre. Átomos de muitos tipos podem se combinar para formar moléculas, que constroem a matéria que podemos ver e tocar fisicamente.

Um átomo é construído com uma combinação de três partículas distintas: elétrons, prótons e nêutrons. Cada átomo tem um núcleo central, onde os prótons e nêutrons estão densamente compactados. Ao redor do núcleo está um grupo de elétrons em órbita. 

Lei de Ohm | Voltagem | Resistência | Corrente

Um circuito elétrico é formado quando um caminho condutor é criado para permitir que a carga elétrica se mova continuamente. Este movimento contínuo de carga elétrica através dos condutores de um circuito é chamado de corrente e é frequentemente referido em termos de fluxo, assim como o fluxo de um líquido através de um tubo.

A força que motiva os portadores de carga a fluir em um circuito é chamada de tensão. A tensão é uma medida específica de energia potencial que é sempre relativa entre dois pontos.

Quando falamos de uma certa quantidade de voltagem presente em um circuito, estamos nos referindo à medição da quantidade de energia potencial existente para mover portadores de carga de um ponto nesse circuito para outro ponto. Sem referência a dois pontos específicos, o termo tensão não tem significado.

A corrente tende a se mover através dos condutores com algum grau de atrito ou oposição ao movimento. Essa oposição ao movimento é mais apropriadamente chamada de resistência. A quantidade de corrente em um circuito depende da quantidade de voltagem e da quantidade de resistência no circuito para se opor ao fluxo de corrente.

Assim como a tensão, a resistência é uma quantidade relativa entre dois pontos. Por esse motivo, as quantidades de tensão e resistência são frequentemente declaradas como estando entre dois pontos em um circuito. 

 Pressão

Pressão significa força que é exercida sobre alguma uma área, podendo indicar o ato de comprimir ou pressionar. Também corresponde a uma grandeza do contexto da física, em que a pressão é uma grandeza que é quantificada através da razão entre a força (F) e a área (A) da superfície em questão onde a força é aplicada. É possível determinar a pressão através de alguns instrumentos, entre eles o manômetro, o barômetro, o piezômetro e o vacuômetro. Segundo o Sistema Internacional, a pressão é medida na unidade N/m² (Newton por metro quadrado), unidade igualmente conhecida como Pascal. Existem outras unidades como bar, PSI, mmHg, milibar, atm. 

Pressão atmosférica 

É a pressão que o ar da atmosfera exerce sobre a superfície do planeta. Essa pressão pode mudar de acordo com a variação de altitude, ou seja, quanto maior a altitude menor a pressão e consequentemente, quanto menor a altitude maior será a pressão exercida pelo ar na superfície terrestre. Cada cidade é localizada em uma altitude diferente, alterando assim o valor da pressão atmosférica em diferentes localidades. 

Pressão absoluta 

É a pressão total exercida sobre um corpo na superfície da terra. Para calcularmos a pressão absoluta sobre um corpo, devemos levar em conta a atuação de duas pressões distintas: a pressão atmosférica e a pressão relativa. Em resumo, a pressão absoluta é soma da pressão relativa mais a pressão atmosférica.

Pressão relativa 

É a diferença de pressão entre a pressão atmosférica do local e a pressão do fluido. É também conhecida como pressão manométrica. Em resumo a pressão relativa é como se definíssemos a pressão atm como valor de zero de referência e toda a pressão acima da atm é a pressão relativa.

Exemplo: Suponhamos que a pressão atm de alguma cidade é de 940 mBar a 700 metros acima do nível do mar, e quando se está medindo a pressão da bomba de combustível com o manômetro encontra-se o valor de 3.5 bar na linha de combustível. Neste mesmo teste a nível do mar a pressão da bomba também será de 3.5 bar. Mas porque a pressão é a mesma, sendo que ela muda de acordo com a altitude? A medição está sendo realizada com um manômetro e o mesmo mede a pressão relativa tendo a pressão atm como zero.

Vácuo 

É o valor da pressão atm menos a pressão absoluta, o vácuo é uma sucção, uma depressão, seu valor é inferior à pressão atmosférica, sua unidade de medida mais utilizada é mmHG e cmHG. Muitos confundem o vácuo do motor com a pressão do MAP, logo a pressão do MAP é a pressão atm menos o vácuo. 

Pressão estática

A pressão exercida por um fluido em repouso é a pressão que ocorre dentro do cilindro quando o pistão parte de PMI para PMS, o ar comprimido em seu curso total é a pressão de compressão do motor. Para analisar essa pressão em motores de ciclo OTTO se utiliza um manômetro com tubo de Bourdon, cuja a aplicação é no orifício da vela. Este método de análise mensura a pressão total do cilindro e é muito aplicado pelos técnicos automotivos, sua pressão varia entre 12 a 16 bar aproximadamente em um cilindro em bom estado de vedação.

Pressão de combustão

É a pressão que ocorre dentro do cilindro com efeito da queima do combustível durante o funcionamento do motor, a fonte da rede obtida são as pressões do cilindro. A pressão torna-se a força do gás no pistão e causa a rotação do virabrequim. Determinar a pressão do cilindro é bastante difícil, exceto para estudos experimentais em que podem ser detectados os valores aproximados usando o ciclo Otto ideal e simulações de motor. A pressão do cilindro em combustão varia entre 30 a 50 Bar, e a temperatura dentro do cilindro fica em torno de 2000 °C a 2400 ° C. 

Pressão cinemática

É a pressão exercida por um fluido em movimento sobre uma superfície. Em geral é associada à quantidade de movimento de um fluido em fluxo, também chamada pressão dinâmica. A pressão dinâmica é a pressão de um fluido ocasionada pela velocidade do escoamento. O transdutor de pressão trabalha na pressão dinâmica, na pressão de escoamento dos gases sem efeito de combustão. Na pressão estática com um manômetro de Bourdon, a pressão atinge de 12 a 16 Bar e com o transdutor na pressão dinâmica, o valor varia de 4 a 6 Bar.