Notícias
Vídeos

Reparador desenvolve produto para prevenção e remoção da borra de óleo


O mercado acaba de ganhar um aliado no combate à borra, um dos principais agentes nocivos dos motores

Por: Arthur Gomes Rossetti - 22 de julho de 2009

O veículo avaliado foi o Volkswagen Gol 1.0 8v AT ano 1998 com 120.000km rodados; ao lado, o criador do produto, Paulo Sérgio Henn, da Amevo

Destaque da coluna Agenda do Carro na edição de junho 2009, a Amevo Car Service inova no mercado ao oferecer à comunidade reparadora um aliado no combate à borra de óleo nos motores a gasolina. Trata-se do Mega Flushing Henn, que segundo o idealizador, Paulo Sérgio Henn, dissolve tanto a borra de óleo quanto a cristalizada (formada entre os anéis do pistão), sem obstruir o pescador ou galerias de lubrificação.

Henn conta que entre o final da década de 90 e início do ano 2000 ele se viu “perdido” diante dos crescentes casos que surgiam nos então motores de concepção moderna. “Foi uma época em que pouco se sabia sobre o fenômeno da formação de borra, sendo que a oficina estava cada vez mais cheia desses casos. Como não havia um produto específico para a sua prevenção e remoção, decidimos desenvolver, com o auxílio de um químico responsável, uma solução eficiente.”

No total foram oito anos de pesquisa, sendo que a fórmula atual está como definitiva há três. A convite de Henn acompanhamos a aplicação do produto em um veículo que apresentava sintomas do efeito da borra.

O modelo escolhido foi um Volkswagen Gol 1.0 8v AT a gasolina ano 1998, com 120.000km, pertencente a uma revenda da região. Ele entrou na oficina com a seguinte queixa: motor apresentando ruídos de batidas desde a marcha lenta, até a máxima aceleração.

Antes: comando de válvulas com alta concentração de borra

Ao efetuarmos os procedimentos descritos no passo-a-passo, pudemos conferir a eficácia do produto, sendo que até mesmo os ruídos de batida (o “tec tec”) ouvido quando o veículo chegou a oficina, foi eliminado.

Vale lembrar que este tipo de produto deve ser vendido ao cliente preferencialmente como uma prevenção, para evitar o surgimento de maiores danos no motor, e não somente como a “salvação” de danos já existentes.

Não há um limite de quilometragem no motor para que o produto seja aplicado, porém o bom senso deverá ser utilizado, principalmente em se tratando de motores com quilometragem superior a 100 mil km, ou que ficaram por longos períodos sem funcionamento (risco de posterior vazamento pelos retentores caso estejam ressecados ou em final de vida útil).

Em ação
Em funcionamento, o veículo realmente fazia um “tec tec” constante, desde a marcha lenta, até as rotações mais altas. Como desde o início havia desconfiança de que o problema era de borra, o reparador Paulo Sérgio Henn fez o seguinte teste: com o motor em marcha lenta, ele o desligou e logo em seguida virou as chaves do contato para o primeiro estágio, apenas para provocar o acendimento das luzes espia do painel.

Depois: o comando está limpo; próximo passo, limpar o carter

Para nossa surpresa, a luz indicadora de pressão de óleo demorou cerca de 10 segundos para acender (lembre-se, o motor já estava desligado). Repetimos o teste por três vezes e o fato se repetiu da mesma forma. Isso demonstrou que as galerias de óleo do bloco do motor estavam consideravelmente obstruídas (por borra), impedindo o retorno ao cárter. No caso da galeria que alimenta o interruptor de pressão do óleo (a famosa cebolinha), era nítido o acúmulo de impurezas. Por timo removemos a tampa de válvulas, uma vez que a tampa de abastecimento de óleo já havia indicado acúmulo de borra.

Curiosidades
- A formulação original é inodora e insípida (como a água), e como a lei exige a adição de coloríficos e aromatizantes (a fim de evitar-se a ingestão acidental), a fragrância escolhida foi a de Eucalipto, o que garante cor e um perfume ambiente agradável ao utilizar o Mega Flushing Henn

- O produto não é inflamável e poderá ser descartado junto do óleo usado

Serviço: Amevo Car Service - (19) 3203-0790