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Procedimento de reparo da caixa de transmissão Renault JB3 com problemas de lubrificação


Pequenos danos na coifa do semieixo provocam o vazamento do óleo do sistema de transmissão, que acaba sofrendo um desgaste prematuro dos componentes internos

Por: Alexsandro Rodrigo Mercadante - 11 de março de 2016

Dano na coifa do semieixo provoca vazamento do óleo de transmissão e danifica componentes internos

Neste mês a seção “Consultor OB” marca a estreia da participação de um novo colaborador técnico, Alexsandro Rodrigo Mercadante (foto 1), reparador e empresário, 37 anos, há 20 anos no segmento automotivo. Começou em casa mexendo no próprio carro, e foi pegando gosto pela arte da reparação. Passou a frequentar cursos de capacitação continuamente, até se profissionalizar. Sempre atuou em oficinas independentes, e com a experiência adquirida passou a gerenciar oficinas de grande porte e especializadas em veículos importados, até que em 2012 partiu para o próprio empreendimento, e fundou a Miki Motors Imports, localizada na cidade de Campinas-SP, empresa dedicada à manutenção de veículos do segmento premium, além de efetuar diagnósticos técnicos avançados em eletrônica e mecânica automotiva.

Rodrigo “Miki”, como é conhecido no meio automotivo, acredita que a busca constante pelo conhecimento é um fator fundamental para os profissionais da reparação automotiva moderna, e particularmente dedica boa parte do seu tempo para dividir este conhecimento e experiência prática, e explica: “o conhecimento técnico é uma via de mão dupla, pois compartilhar informações, dicas e soluções é muito mais dinâmico e produtivo do que acumular apenas para si as informações obtidas.”

Dentro desta filosofia, Rodrigo passa a integrar o quadro de colaboradores técnicos do Jornal Oficina Brasil, e periodicamente estará contribuindo com matérias técnicas, dicas e avaliações.

Na sequência, a matéria sobre a reparação do sistema de transmissão Renault JB3 de autoria de Rodrigo “Miki”.

A ORIGEM DO PROBLEMA 

Hoje vamos falar um pouco sobre um problema relativamente frequente nas oficinas independentes de todo o Brasil, que são danos causados aos componentes internos do sistema de transmissão modelo JB3, que equipa os modelos Clio, Logan e Kangoo fabricados com motor 1.6 16v entre 2005 e 2014. Esta caixa de câmbio em particular tem um grave problema em relação a danos internos causados por falta de lubrificação, pois o componente de vedação do semieixo do lado esquerdo, conhecido como coifa do semieixo , com o tempo apresenta ressecamento externo e vem a romper a borracha (foto 2) fazendo com que vaze o óleo de transmissão, e com isso o nível de óleo fica baixo e para de efetuar a lubrificação dos eixos e engrenagens de forma correta.

Quando isto ocorre o veículo começa a ficar com dificuldade de engate de marcha e o conjunto que mais sofre com esta falta de lubrificação é o conjunto de 5ª marcha.

A falta de lubrificação vem a danificar o eixo secundário, em que se requer maior lubrificação, consequentemente danificando o garfo, luva, rolete e engrenagens.

Para corrigir deve-se trocar os componentes danificados e aplicar o óleo correto especificado pelo fabricante. No caso da caixa JB3, são necessários 3,4 litros de óleo para o abastecimento completo. O nível ficará no transbordo do bujão de enchimento. A especificação recomendada é o Elf 75W80.

Para os procedimentos de reparo, não há necessidade de ferramentas especiais, e basicamente serão necessários os seguintes itens:

- Chave fixa 24 mm (foto 3);

- Chave torx 12 mm (foto 3);

- Alicate para remoção de trava (foto 3);

- Torquímetro; 

- Junta líquida (foto 4).

A sequência de desmontagem é feita da seguinte forma:

1- Se você estiver efetuando este tipo de reparo pela primeira vez, ao desmontar verifique atentamente a posição de todas as peças, e se necessário tire fotos de cada etapa, pois existem várias arruelas e travas que não podem ser montadas erradamente. Comece agora pela retirada da tampa traseira do câmbio (foto 5), soltando os 4 parafusos 13mm; 

2- retirar o parafuso torx E14 e a porca de 24mm das pontas dos eixos para a retirada das engrenagens (foto 6);

3- retirar o contrapino do garfo da 5ª marcha e retirar as engrenagens (foto 7). Ao desmontar o conjunto da 5ª marcha, tomar cuidado ao retirar as engrenagens, pois elas ficam presas por causa do óleo ressecado no entalhado dos eixos;

4- retirar os parafusos torx E12 que unem a caixa de câmbio (foto 8);

5- retirar as duas travas elásticas dos rolamentos traseiros dos eixos e deslocar a caixa até desacoplar totalmente (foto 9 e 10);

6- retirar os contrapinos dos garfos e efetuar a retirada da engrenagem da 4ª marcha (foto 11);

7- remover a capa e luva do conjunto da 3ª e 4ª; e após remover a luva, retirar a trava elástica, e retirar e remover a engrenagem da 3ª marcha (foto 12 e 13);

8- agora retire a trava com a arruela e retire do eixo a engrenagem da 2ª marcha, após ter retirado a engrenagem remova o conjunto de luva da 1ª e 2ª (foto 14 e 15);

9- agora é só retirar a engrenagem da 1ª marcha (foto 16);

10- após a desmontagem das peças do conjunto de engrenagens, verificar, medir e substituir os componentes danificados. Neste caso do exemplo ilustrado, foram danificados o rolete de lubrificação (foto 17), o eixo secundário (foto 18) e o garfo do conjunto da 5ª marcha (foto 19);

11- após a troca dos componentes danificados, efetuar a montagem da forma inversa da desmontagem como vocês acabaram de verificar, utilizando cola líquida ou junta líquida (foto 20), e trava-rosca no parafuso e porca dos eixos, para garantir que não haverá problema de mau acoplamento da caixa seca, e que os parafusos não se soltem. 

Após a montagem da caixa, efetuar o teste de bancada para averiguar que todas as marchas estão normais e engatando perfeitamente. Certifique-se também que as hastes dos garfos estão bem alinhadas, para facilitar o engate com a haste do trambulador do câmbio.

Nos procedimentos de montagem, utilize sempre um torquímetro devidamente calibrado, e observe os seguintes valores de aperto:

12 – torque de aperto do parafuso torx E14 = 2 kgfm;

13- aperto da porca 24mm = 4.5 kgfm;

14- aperto dos parafusos torx E12 (foto 21) = 1.5 kgfm. 

PEÇAS DE REPOSIÇÃO

As peças da parte interna da transmissão, como rolete, garfo e eixo secundário podem ser adquiridas na concessionária, com preços mais elevados, ou no mercado paralelo, cujas marcas tradicionais oferecem a mesma qualidade e durabilidade dos itens originais, mas a preços bem mais competitivos.

Porém, para a coifa do semieixo eu recomendo o uso somente da peça genuína, pois as coifas do mercado paralelo encontradas no mercado de reposição não suportam as altas temperaturas geradas pela transmissão, e o contato contínuo com o óleo acaba deteriorando a borracha, que precisa ter uma composição específica e adequada para esta aplicação 

Outro item que recomendo o uso exclusivo da peça genuína é a canaleta de lubrificação, pois a paralela não se encaixa corretamente e acaba comprometendo a eficiência da lubrificação.

CONCLUSÃO

O reparador deve estar sempre atento a este item (coifa do semieixo), e sempre que um veículo com esta configuração de transmissão entrar em sua oficina, vale a pena checar se não há indícios de vazamento. Convém ainda orientar o cliente para que periodicamente ele mesmo também faça esta inspeção visual para verificar se não há vazamentos na transmissão de seu Renault, principalmente pela coifa do semieixo, pois ela é a grande vilã dos problemas desta transmissão.

Efetuando regularmente as revisões periódicas, é possível detectar precocemente uma possível falha, contribuindo assim para evitar maiores prejuízos.

Finalizando, procure sempre fazer um bom trabalho no reparo da uma caixa de transmissão, de forma organizada, limpa, cuidadosa nos detalhes, e com muita qualidade técnica, pois isto o fará um profissional diferenciado no mercado automotivo.