Notícias
Vídeos

Hyundai Veracruz dava partida sem que o motorista acionasse a chave de ignição


Com o veículo parado ou em movimento, o motor de partida acionava e batia contra o volante do motor, gerando barulhos e danos à peça. Acompanhe conosco nesta matéria o que estava gerando essa falha

Por: Da Redação - 10 de setembro de 2013

O Hyundai Veracruz ano 2008, motor 3.8 V6 a gasolina, com 112 mil quilômetros rodados, chegou à oficina Chaguri Car, em São Bernardo do Campo (SP), de guincho, com a bateria descarregada. O proprietário descreveu ao reparador Leandro Chaguri que um barulho, semelhante ao da partida no motor, acontecia com frequência, mesmo quando o motor do veículo já estava ligado, estivesse o Veracruz parado ou em movimento. Então para poder realizar um diagnóstico preciso, Leandro teve de colocar o Hyundai para funcionar.

CANSOU
A primeira providência do reparador Leandro foi verificar a condição da bateria 12V, para então diagnosticar a razão e origem do barulho no Hyundai, conforme a queixa do cliente. Sem nenhuma carga nem condições de receber uma recarga, a bateria (ainda original do veículo, com cinco anos de uso) cansou e Leandro realizou a troca por uma nova. Agora com a energia revigorada, o Hyundai Veracruz teve força para ligar seu motor V6 e o reparador Leandro pode ligar o carro para entender o que estava acontecendo.

Foto 1PARTIU
Após girar a chave e o motor V6 já estar ligado, o reparador percebeu que, mesmo com a chave voltada à posição intermediária na ignição, o motor de partida continuava a ser acionado, de forma ‘involuntária’ e intermitente, estivesse o Veracruz andando ou estacionado.

Para avaliar a condição do motor de partida, Leandro removeu-o e constatou que os dentes da roda livre (também conhecida como Bendix) acabaram desgastados (foto 1).

O motor de partida ou de arranque (foto 2) transforma energia elétrica (da bateria) em mecânica (faz o movimento inicial do motor do carro) e por isso, consome muita energia. É alimentado por um cabo vindo do polo positivo da bateria e um negativo ligado à carroceria e foi desenvolvido para permanecer em funcionamento por um curto período de tempo, somente durante o momento em que o motorista gira a chave de ignição, até que o motor do carro esteja ligado. Com o intenso e constante acionamento, a roda livre do motor de partida sofreu desgaste e Leandro também teve de substituir o conjunto. Para ter acesso e realizar a troca deste componente, o reparador teve de remover a proteção plástica fixada à capa envolvente do para-choque dianteiro do Veracruz (foto 3).

Foto 2 e 3

Com a peça nova, Leandro ligou o motor do Hyundai Veracruz, que ainda acionava o motor de arranque por conta própria, motivo que esgotou a energia da bateria 12V.

O próximo passo do diagnóstico de Leandro foi percorrer a fiação elétrica, iniciando do motor de partida em direção à parte interna do veículo, para verificar itens relacionados ao momento da ignição.

Ao dar a partida no motor, o reparador fez movimentos na chave de ignição (foto 4), para verificar se havia folgas que pudessem, com a vibração do veículo, provocar um mau contato na chave e enviar sinal de partida de forma involuntária, mas não havia falhas.

Ele descobriu então que a chave comutadora apresentava sensibilidade, ao menor movimento do componente, emitia um sinal para o motor de partida.

DESMONTOU
Para ter certeza de que o defeito estava no comutador de partida, era necessário abri-lo. O reparador desmontou a parte inferior do painel do Veracruz para melhor acesso e visão do conjunto eletromecânico da ignição. Acompanhe o procedimento realizado por Leandro:

1) Remover a tampa que dá acesso à central de fusíveis, sob os comandos dos faróis;

2) Remover a borracha (guarnição) da porta (foto 6);

3) Remover a tampa que cobre a lateral do painel (foto 7);

Foto 6 e 7

4) Soltar os parafusos que fixam a máscara frontal inferior à lateral do painel (foto 8);

5) Remover a máscara inferior puxando pelo lado da caixa de fusíveis e da ignição (foto 9);

Foto 8 e 9

6) Desencaixar todos os terminais do chicote elétrico... 6A) ...conectados à máscara inferior do painel. Remover esta máscara (foto 10 e 10A);

Foto 10 e 10A

7) Desencaixar o acabamento (imitação em madeira) (foto 11);

8) Retirar o acabamento plástico em volta da ignição (miolo) (foto 12);

9) Remover o duto de ar (foto 13).

Foto 11, 12 e 13
ENCONTROU
Foto 14Depois de ligar e desligar por várias vezes a chave do Veracruz, Leandro descobriu que o comutador de partida enviava sinal para o motor de arranque, mesmo com o motor do veículo já em funcionamento, e decidiu retirá-lo para avaliar seu funcionamento. “No Hyundai Veracruz é necessário deixar a chave de ignição na posição intermediária 2 (Foto 14), para remover o comutador. Este procedimento também é necessário para a recolocação deste componente”, explica Leandro.

Abriu o comutador e identificou que as placas internas estavam gastas (Foto 15), provavelmente por falta de lubrificação das partes. As placas do comutador não permaneciam em suas posições fixas, provocando mau contato e enviando sinal de partida para o motor de arranque. O reparador também encontrou os apoios das placas (espécie de degraus) gastos, dentro da carcaça do comutador, causado pelo atrito (foto 16). Provavelmente por lubrificação insuficiente.

Foto 15 e 16

ATRASOU
Leandro ligou para a concessionária Hyundai CAOA SBC para comprar um novo comutador de partida, mas veio a surpresa do reparador: seria necessário encomendar a peça, que poderia chegar em até 10 dias. “Como explicar essa demora ao proprietário do carro? Ele não quer saber quanto tempo leva para eu receber a peça. Ele quer e precisa do veículo funcionando o quanto antes. Ele pode até pensar que eu, reparador, estou mentindo (pensando que eu não sou competente para encontrar o problema) e levar o carro em outra oficina, e eu perder o serviço. Tive a impressão de que a Hyundai não quer contribuir com o trabalho do reparador independente, indisponibilizando peças à pronta entrega”, lamenta Leandro. O carro ficou parado na oficina. Quatro dias e R$ 77,70 depois, o comutador (Foto 17) de partida chegou da concessionária e o reparador pode finalizar o trabalho.

TROCOU
O procedimento de instalação do comutador de partida no veículo é praticamente o mesmo ao da desmontagem.

1) Com uma mão, girar a chave na ignição no sentido horário e anti-horário... 18A) ...e com a outra, posicionar o comutador, até que a ponta da haste da ignição se encaixe corretamente na carcaça da chave comutadora. Deixar a chave na ignição ainda na posição intermediária 2;

2) Fixar o conector... 19A) ...e parafusar o comutador. Girar a chave da ignição e certificar de que o motor dará a partida. Desligue o veículo;

3) Parafusar o duto de ar, embaixo do painel;

4) Recolocar o acabamento plástico no entorno da ignição (miolo) (foto 21);

5) Encaixar o acabamento (imitação em madeira) (foto 22);

Foto 21 e 22

6) Conectar todos os terminais do chicote elétrico... 23A) ...à máscara inferior do painel;

7) Reposicionar e alinhar esta máscara pelo lado da caixa de fusíveis e da ignição (Foto 24);

8) Apertar os parafusos que fixam a máscara frontal inferior à lateral do painel (foto 25);

Foto 24 e 25

9) Recolocar a tampa que cobre a lateral do painel (foto 26);

10) Encaixar a borracha (guarnição) da porta (Foto 27);

Foto 26 e 27

11) Posicionar a tampa que cobre a central de fusíveis, sob os comandos dos faróis