Oficina Brasil


Diagnóstico com scanner vai além do uso do equipamento, é preciso saber interpretar - Parte final

O reparador moderno, o especialista em diagnóstico, deve estar apto a não só operar um equipamento e sim vários equipamentos e dentre tantos o scanner automotivo 

Por Diogo Vieira

Tensão de bateria - Continuaremos neste mês trazendo mais informações sobre diagnóstico com scanner, analisando o parâmetro “tensão da bateria”. Na edição passada o reparador pode perceber a importância deste parâmetro, assim como os componentes que fazem parte do sistema de carga do veículo. Alguns exemplos foram citados com foco na causa do problema e hoje abordaremos mais as consequências de uma incorreta tensão da bateria, ou melhor: tensão do sistema de carga e alimentação da unidade de comando. 

QUEDA DE TENSÃO NA PARTIDA 

Todos sabemos que no momento da partida há uma queda de tensão no sistema elétrico do veículo. Teremos um problema se a tensão chegar a valores menores do que o mínimo exigido para um bom funcionamento da UCE (unidade de controle eletrônico). Esse valor mínimo fica em torno de 8 Volts, entretanto não deve ser adotado como um valor de referência geral, pois há uma diversidade de veículos e sistemas no mercado. Consulte o manual técnico do veículo testado para informações mais precisas. 

O parâmetro Tensão da Bateria visualizado no scanner em modo gráfico no exato momento da partida do motor. A letra A representa o valor de tensão do sistema antes da partida, apresentando um valor de aproximadamente 11,9 Volts. A letra B representa a queda de tensão sofrida na alimentação do módulo quando o motor de partida entra em funcionamento. O valor mínimo de tensão atingiu um valor de 9,7Volts. A letra C nos mostra o valor de tensão de 12,9 Volts, produzido pelo sistema de carga do veículo.

 

As implicações para tensões muito baixas no momento da partida são diversas. Sistemas de injeção IAW 1AVP, IAW 1AVB ou IAW 4AVP, que equipam os carros da VW, podem apresentar pequenas oscilações na marcha lenta. Alguns veículos da linha GM e Ford podem perder a referência da correta proporção de álcool e gasolina no tanque (o ajuste A/F FLEX), ocasionando partidas difíceis. Constatando com o scanner um baixo valor de tensão no momento da partida e confirmando o valor com osciloscópio, deve-se localizar a origem da pane e resolvê-la.

FLUTUAÇÕES DE TENSÃO NA MARCHA LENTA 

A tensão de alimentação lida com o scanner deve ser o mais constante possível com o motor em marcha lenta. Se há variações consideráveis de tensão sem o acionamento de cargas elétricas no veículo, o reparador deve checar a origem do problema e efetuar o reparo. O exemplo mostra um gráfico de Tensão da bateria (Volts) e Rotação do motor (RPM). Observe que há uma leve oscilação na rotação na marcha lenta e uma grande variação no valor de tensão de bateria.  

 

Tensão de bateria, tempo de injeção e consumo de combustível - No exemplo anterior, vimos que a UCE corrige a rotação de acordo com a tensão que chega em seus terminais. Essa correção pode ser feita alterando o avanço e/ou o tempo de injeção. Um claro exemplo de como temos um aumento do tempo de injeção no momento em que há uma queda de tensão ocasionada pelo funcionamento do eletroventilador do sistema de arrefecimento. Esta queda de tensão e alteração no tempo de injeção pode ser um comportamento normal nos veículos mais antigos ou sistemas de injeção mais simples, desde que a queda de tensão não seja muito grande e que não haja falha de funcionamento.

Em veículos mais novos, o eletroventilador é acionado por PWM ou possui diversas velocidades de acionamento, minimizando este impacto no sistema elétrico. Eletroventiladores adaptados, veículos sem a resistência de acionamento da primeira velocidade ou ainda adaptação neste circuito do sistema de arrefecimento, baterias com problemas ou subdimensionadas, alternadores com problemas ou adaptados e problemas nos cabeamentos podem ser a causa de reclamações de consumo de combustível exagerado. 

No próximo mês continuaremos explorando o scanner automotivo, ajudando o reparador a ter uma visão ampla dos parâmetros apresentados na tela do seu computador. Até a próxima. 

Comentários