Reparos em UCEs são complexos e exigem muito estudo e treinamento do profissional

Especializar-se no ramo é uma boa opção, porém, não somente de componentes elétricos deverá entender o reparador, pois a central é o cérebro do veículo e este, antes de qualquer reparo, deverá conhecer o funcionamento do veículo como um todo

Veja como realizar o sincronismo do motor V6 da GM, que equipa vários modelos da marca

Mostraremos nesta matéria como realizar este procedimento no propulsor dos veículos Captiva, Omega e Camaro da linha GM que rodam em nosso país

Troca de óleo do Fiat Punto T-Jet é trabalhosa, trazendo grande mão de obra ao reparador

Processo que é o de maior recorrência na vida útil de um veículo, faz com que o reparador precise desmontar mangueiras  do radiador para que seja possível acessar o filtro de óleo

Reparos no corpo de borboleta não são difíceis, mas é preciso estudar o componente

O reparo em si é simples, e requer que o profissional utilize equipamentos adequados para realização de teste. Também pode se tornar boa opção de negócios para quem quer se especializar

Novo Fusca é submetido a envenamento em oficina especializada

Antigamente, para se preparar um motor era necessário, no mínimo, utilizar comando de válvulas “bravo” e carburadores específicos para competição, mas com o emprego da injeção eletrônica a história muda de figura

Reparo da transmissão automática AL4 do Citroën Xsara Picasso

Acompanharemos nesta matéria os detalhes da desmontagem deste componente e ainda o processo de recuperação do seu conversor de torque

Hyundai Veracruz dava partida sem que o motorista acionasse a chave de ignição

Com o veículo parado ou em movimento, o motor de partida acionava e batia contra o volante do motor, gerando barulhos e danos à peça. Acompanhe conosco nesta matéria o que estava gerando essa falha

Conhecimento técnico e persistência são armas que o reparador deve utilizar no dia a dia

Qual reparador não passa por situações que comprometem a entrega do serviço? Isso ocorre por diversosmotivos, inclusive falta de informações técnicas

Fiat Uno Mille deu dor de cabeça ao reparador e foi reprovado na Inspeção Veicular de emissões

Mostraremos os procedimentos de análise e regulagem do carburador do Fiat Uno Mille 1995 e ainda como você deve proceder quando um caso como este chegar em sua oficina

Muitas vezes na oficina, o diagnóstico dá trabalho. Foi o caso da Pajero TR4 Flex

Falha no motor, apesar de simples, se tornou uma grande dor de cabeça para o reparador.  O veículo que chegou a oficina independente com 9.686Km rodados, foi uma incógnita para os profissionais

Troca preventiva de amortecedor evita desgaste em outros componentes da suspensão

Viajamos até o Centro de Treinamento e Desenvolvimento Monroe - Cedetem, em Mogi Mirim (SP), para acompanhar uma troca preventiva de amortecedores em um Ford Ka com motor 1.0, 32.000 km rodados, ano 2009

Queima constante da bobina de ignição causou insatisfação do cliente, por falha de diagnóstico

Uma falha relativamente simples se tornou uma dor de cabeça ao proprietário de uma Ford Ranger. Após passar por vários reparadores, um diagnóstico correto solucionou o problema

Carbonização em motores - Parte 1

A carbonização está presente em praticamente todos os motores modernos, seja ele movido à gasolina, álcool ou diesel

Motores aspirados de alto desempenho – Parte 1/3

Na época em que não havia sistemas eletrônicos de injeção direta e os sistemas de sobrealimentação eram caros e pouco confiáveis, os engenheiros precisavam buscar soluções para aumentar o desempenho do motor sem comprometer outros quesitos

A automatização da condução – Parte 1: Freios Automáticos

A cada novo modelo de automóvel lançado, novas tecnologias são disponibilizadas, visando unir conforto aos passageiros, segurança aos ocupantes do veículo e aos outros motoristas, além da redução de consumo e emissão de poluentes

Veio para ficar: os detalhes da injeção direta de combustível

Na edição de abril, mostramos, nesta mesma coluna, como funciona a nova geração de veículos turboalimentados e porque estarão cada vez mais presentes nas novas gerações de motores

Sistema start/stop: a tecnologia contra a poluição nas grandes cidades

Uma das principais preocupações atuais da indústria automobilística é com a redução da emissão de poluentes para a atmosfera, já que os países possuem normas ambientais cada vez mais restritivas. Para alcançar este objetivo, foi desenvolvido um sistema chamado de start/stop (liga/desliga, em inglês)

Veio para ficar: válvula

As aplicações antigas eram destinadas exclusivamente ao ganho de potência, e as principais desvantagens que perseguiram estes veículos eram o alto consumo de combustível

Parte final - Conceitos importantes e interferência da geometria

Após conhecer os principais formatos de construção de uma suspensão e as principais características de cada um, vamos agora reforçar alguns conceitos citados durante este especial que irão ajudar a compreender todas as atribuições que um bom projeto deve ter, levando em consideração a proposta a que ele se submete

Parte 3 - Os diferentes tipos de suspensão: Eixo rígido e eixo de torção

Nos modelos que serão apresentados neste capítulo, o eixo é o principal item da suspensão, por isso o nome está relacionado ao tipo construtivo dos mesmos