Notícias
Vídeos

Confira mais algumas dicas importantes relatadas por Amauri Gimenes


ensor de temperatura do ar fica localizado na mangueira de admissão entre o corpo de borboleta e o sensor MAF

Por: Amauri Gimenes - 25 de novembro de 2011

O diâmetro da borboleta varia de acordo com a motorização

• Motor Zetec 1.6 16V = 42mm
• Motor Zetec 1.8 16V = 48mm
• Motor Zetec 2.0 16V = 55mm

Sensor de temperatura do ar fica localizado na mangueira de admissão entre o corpo de borboleta e o sensor MAF. Sua posição alta deixa o conector do chicote muito exposto, onde não é raro ocorrer mau contato ou quebra do fio.

Sensor de posição de borboleta (TPS) é alimentado com uma tensão de 5 v, e sua montagem no corpo de borboletas deve ser executada com o auxílio de um scanner por possuir uma folga de ajuste.

Estratégia de emergência (LOS – Limited Operation Strategy). Quando o veículo apresenta falha no módulo de Injeção eletrônica (UCE), o sistema entre em modo de emergência. Nessa situação a quantidade de combustível injetado no motor é mantida e o módulo de ignição (TFI) trava o avanço de ignição. Assim a dirigibilidade fica restrita, porém o motorista consegue levar o carro a uma oficina.

Uma das formas de saber se o veículo está trabalhando em estratégia de emergência é ligando a chave de contato e observar se a bomba desliga após 2 ou 3 segundos de funcionamento. Caso isso não ocorra e a bomba permaneça ligada, a estratégia de emergência está ativada.

A Válvula de controle de marcha lenta (IAC), dosa uma quantidade extra de ar para o controle da marcha lenta.Sua resistência deve estar entre 6 e 13 ohms, e a tensão de trabalho entre 3 e 9 volts.

Interruptor inercial é um componente de segurança que liga o aterramento da bomba de combustível e sua principal função é desarmar a bomba em caso de colisões, para evitar possíveis incêndios.

Sensor de fase do eixo de comandos de válvulas (CMP), tem a função de monitorar a posição do eixo de comandos das válvulas de admissão. Sua resistência é de aproximadamente 15 ohms, mas o melhor equipamento para testá-lo é o osciloscópio.

Sensor de rotação e PMS tem a função de informar o ponto morto superior dos cilindros e a rotação para o módulo de injeção eletrônica. Localizado próximo a roda fônica ele possui um núcleo magnético onde costumam grudar limalhas de ferro, atrapalhando seu funcionamento.

Sua resistência fica em torno de 300 a 800 ohms e a tensão durante a partida deve ser de aproximadamente 1v.