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Treinamento: palavra-chave para o sucesso de uma oficina

O sucesso de uma oficina está diretamente ligado à quantidade de treinamento que ela disponibiliza e dedica aos seus funcionários e aos seus proprietários

Por Fábio Moraes

A evolução do mundo está muito rápida e a informação nunca “orbitou” tanto entre as pessoas quanto nos dias de hoje. Nunca tivemos tanta informação técnica como nos dias de hoje. Pessoas físicas (com pouco ou muito conhecimento) estão falando para quem quiser ouvir, indústrias também despejam informações todos os dias. Jornais e revistas do setor automotivo fazem a mesma coisa, mas quanto disso tudo aproveitamos? Quanto destas informações são importantes para o dia a dia de uma oficina e quanto destas informações vamos aproveitar?

Treinamento: motivação para funcionários e para o proprietário

Funcionários treinados, são funcionários motivados. Funcionários treinados, são funcionários que estão a um passo de deixarem de ser funcionários para serem equipe. E como é bom quando uma oficina tem equipe e não somente funcionários! Ele sente que a empresa está investindo nele enquanto pessoa e, principalmente, sente que sua responsabilidade aumenta para com a oficina. Se em uma oficina tem somente funcionários a primeira preocupação do proprietário é que vai treinar e investir em um funcionário para depois ele sair da empresa. Quando uma oficina tem equipe este não é um problema, porque o proprietário tem certeza de que os funcionários “gostam” de trabalhar na oficina e que não trocam de emprego por qualquer coisa.

Treinamento para o proprietário é essencial, principalmente o treinamento em gestão. Nos últimos anos muito se fala em treinamento técnico (que é muito importante), mas pouco se investe em treinamento focado na gestão, na administração da oficina. Este é um dos maiores motivos de existirem oficinas cheias, com muito movimento, mas que não sobra dinheiro no final do mês.

Quanto custa investir em treinamentos?

Existem muitos cursos que são disponibilizados pelo mercado. Alguns caros e outros nem tanto. Alguns muito bons e outros nem tanto. Porém existem cursos que são muito bons e gratuitos. Um formato de sucesso é a “Oficina do Saber“ que disponibiliza cursos e treinamentos on-line sem nenhum custo para os mecânicos e para os proprietários. Muitos cursos técnicos e cursos de “direito preventivo”, “MiniBA de vendas” e o curso “Administrando sua oficina”, que ensina tudo o que o proprietário e os sócios precisam para administrar bem uma oficina e ganhar dinheiro. Este modelo de treinamentos e cursos só vai custar para você e sua oficina tempo de seus funcionários e tempo seu, mais nada.

Treinamento: a chave para o sucesso de uma oficina

Quando temos funcionários treinados com regularidade conseguimos melhorar a qualidade dos serviços prestados, a qualidade do atendimento e principalmente a qualidade do ambiente de trabalho. A empresa fica “mais leve” e tudo fui melhor. O proprietário se desgasta menos e a produtividade aumenta. O funcionário bem treinado vai lembrar do que ele deve e do que ele não deve fazer no dia a dia da oficina. O resultado de todas estas ações reflete nos resultados financeiros e operacionais, aumentando o giro de carros e o faturamento, transformando a empresa em uma oficina de sucesso, mais organizada e mais preparada para enfrentar os desafios que a instabilidade política e econômica tem colocado à nossa frente

Treinamento com regularidade

Regularidade é uma palavra chave nos treinamentos e cursos. Arrume uma TV, ou um monitor de computador maior. Separe um horário do dia e coloque alguns funcionários para fazer os treinamentos on-line (técnicos e não técnicos). Normalmente são aulas de 10 a 15 minutos. Encare este tempo como um investimento que sua oficina está fazendo em você e em seus funcionários. Faça isso algumas vezes durante a semana e você, como proprietário, verá com o decorrer do tempo uma mudança radical, para melhor, em sua oficina. A regularidade depende só da sua decisão e da sua vontade em querer transformar sua oficina em uma oficina rentável e de sucesso.

 

Fábio Moraes

CEO da empresa Ultracar, com 25 anos de experiência em gestão e administração de oficinas. Matemático, Analista de sistema e Administrador de empresas. Auditor do IQA, (Instituto de Qualidade Automotiva), consultor do IAA e consultor de várias oficinas do Brasil. Está viajando o Brasil inteiro neste ano de 2017 ministrando palestra com o tema “Oficina de sucesso é oficina rentável: transformando reparadores em empresários”.

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