Técnicas - Ernesto Miyazaki

Compressor de ar-condicionado automotivo: Cuidados especiais nas manutenções corretivas

O compressor Delphi modelo CVC é muito utilizado pelas montadoras de veículos e apresentaremos nesta matéria os principais problemas e vamos fazer uma sequência de etapas para substituir a bobina

O compressor do ar-condicionado automotivo é um dos componentes mais importantes para o funcionamento do sistema de climatização. Podemos dizer que ele é o coração do sistema e dá até para fazer uma analogia, se ele estiver com problemas nas veias ou artérias(tubulações), pode ter dificuldade no funcionamento, comprometendo a sua eficiência, como também se tiver pressão alta ou baixa afeta todo funcionamento do sistema.

A bobina ou eletroímã é um componente que tem a função de atracar a embreagem do compressor à polia, dando início ao funcionamento do compressor.

Recomendações

Sempre devemos fazer um check-up (diagnóstico) no sistema de ar-condicionado de forma preventiva e que sejam feitas pelo menos as inspeções periódicas a cada 6 meses ou um ano, dependendo do veículo.

Fazer as verificações em pressões da alta e baixa, e ainda observar a eficiência na sua temperatura através de um termômetro colocado nas saídas dos dutos de ar.

No caso de rompimento do fusível térmico da bobina do compressor, é muito importante que seja feita uma análise interna do mesmo.

Começando pelo óleo do compressor:

- se estiver contaminado e com coloração preta devido ao desgaste do compressor, faça a limpeza de todo sistema com o R-141b (flushing), substitua o filtro secador, e o compressor. Em alguns casos de muita sujeira, substitua também o condensador.

- se estiver bom, examine o selo “retentor” do compressor, se apresentar indício de vazamento, substitua o rolamento da polia do compressor. Verifique também diâmetro da base de fixação do rolamento, “pescoço” do compressor.

Se tiver danificada, substitua ou faça um embuchamento ou dependendo da folga você pode até utilizar uma trava líquida. Mas não deixe o rolamento folgado na base do compressor (pescoço).

Desmontagem do conjunto da embreagem do compressor Delphi modelo CVC.

Vamos seguir as etapas:

1. Para começar, tampe as conexões do compressor, sucção e descarga.

2. Trave o cubo, a embreagem, o frontal do compressor, e retire o parafuso que está travado pelo eixo do compressor (fig. 1).

3. Retire o mesmo (fig. 2).

4. Com um alicate de soltar trava, retire a trava elástica que se encontra travando o rolamento da polia do compressor (fig. 3).

5. Visualmente, se estiver “melado” de óleo ao redor do selo retentor do compressor, já é recomendada a substituição do rolamento da polia do compressor, devido ao alto poder de dissolução da graxa do rolamento (fig. 4).

6. Retire a polia com o rolamento. Veja se tem ruído ou se está danificado, se sim, substitua o mesmo (fig. 5).

7. Retire a trava da bobina do compressor (fig. 6).

8. Substitua a bobina do compressor. (fig. 7).

9. Retire a trava elástica do selo retentor do compressor. (fig. 8).

10. Com uma ferramenta de sacador de retentor, retire o selo retentor do eixo do compressor. (fig. 9).

11. Aplique a camisinha do eixo, e coloque o selo novo. (fig. 10).

12. Faça todo processo ao inverso.

13. Aplique o teste de estanqueidade.

14. Faça o teste da bobina.

15. Certifique-se que o cubo esteja de 0,6 a 0,8mm de distância da polia.

16. Instale o compressor no carro.

Qual óleo utilizar?

Para este modelo de compressor Delphi modelo CVC é recomendável utilizar somente óleo PAG (polyalquilenoglicol) de viscosidade 150.

ATENÇÃO: Muito cuidado ao manusear, pois é extremamente higroscópico (que absorve umidade muito rápido).

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