Notícias
Vídeos

Rota do Reparador continuará, em 2016, a promover a atualização técnica e tecnológica dos profissionais


Ciclo de palestras leva conhecimento, aprimoramento e as novidades tecnológicas para perto dos reparadores independentes, que mantém a frota brasileira em movimento e são responsáveis pelo consumo de peças no mercado de reposição

Por: Da redação - 08 de março de 2016

Palestra da Mobil para mais de 300 pessoas no Senai Ipiranga, em São Paulo

Diferentes estudos apontam para a necessidade imperiosa de qualificação da mão-de-obra como um dos alicerces para a construção da produtividade brasileira e o consequente aumento de competitividade, fatores que se tornam ainda mais relevantes em ciclos de crise como o que estamos experimentando.

No âmbito das oficinas mecânicas a realidade não é diferente. Mesmo contando com o melhor sistema de educação técnica do mundo (Sistema S: Senai, Senac, etc) a demanda por treinamento e capacitação é superior à oferta e muitos dos profissionais que hoje atuam nas empresas de reparação automotiva tiveram grande parte de sua formação na prática diária, aprendendo com outros profissionais que tampouco tiveram a oportunidade de receber educação formal no ambiente adequado.

Por outro lado, a tecnologia automotiva tem transformado o conhecimento necessário para o desempenho da atividade profissional do reparador automotivo, que necessita de constante atualização técnica e tecnológica para estar apto a reparar os veículos que batem à porta da sua oficina.

Em resposta a estas duas questões estruturais que impactam diretamente o mercado de reposição, o Sindirepa-SP em parceria com o SENAI-SP e o SEBRAE-SP lançou em 2015 o Programa “Rota do Reparador” que é composto de um ciclo de palestras, totalmente gratuito, que percorre todo o estado de São Paulo, levando atualização técnica e tecnológica para os reparadores e a oportunidade de conhecer de perto o que as marcas líderes de mercado estão desenvolvendo para o dia-a-dia das oficinas.

Realizado nas instalações das Escolas do SENAI-SP que tem cursos na área da mecânica automobilística, o Programa “Rota do Reparador” inclui atividades para o reparador independente, os professores e os alunos das Escolas.

Com este direcionamento, há a possibilidade de impactar o profissional do presente (o reparador independente), o formador de opinião (o professor do SENAI) e o profissional do amanhã (o aluno do SENAI), possibilitando às empresas patrocinadoras propagar sua marca, seus produtos e sua tecnologia junto aos principais públicos de interesse.

HISTÓRICO E DINÂMICA DO PROGRAMA

Em sua primeira edição, realizada no 2º semestre de 2015, o Programa “Rota do Reparador” realizou 20 (vinte) eventos em 10 (dez) Escolas do SENAI-SP com mais de 5 mil pessoas treinadas entre reparadores (3.347 pessoas) e alunos e professores (1.780), numa média de 167 reparadores e 89 alunos/professores por evento.

Toda a captação e ativação dos participantes do público profissional foi feita por meio de e-mail, convidando à participação com um link para o site do evento (www.rotadoreparador.com.br) em que o reparador indicava o CEP de onde estava para que fossem apresentadas as opções de data e local. Após o cadastro, o reparador recebia um e-mail de confirmação de inscrição.

Na semana que antecedeu cada evento, uma equipe de atendimento do Grupo Oficina Brasil entrou em contato por telefone com cada um dos participantes para confirmar que havia feito inscrição no evento, se sua presença estava confirmada e passar instruções sobre o que iria acontecer na data do evento: recepção, credenciamento, welcome coffee, primeira palestra¸ coffee break¸ segunda palestra e sorteio do tablet, além de que iriam receber certificado de participação e material técnico das palestrantes.

Ao final de cada palestra os reparadores recebem um certificado

Nesta nova edição o Programa “Rota do Reparador” terá como patrocinadores a ELRING, MOBIL e SNAP-ON. E, claro, você não pode ficar fora deste programa. Acesse o site e confira quais serão as palestras e quando elas passarão pela sua região! Você, reparador antenado, não pode ficar de fora, pois este ano teremos novidades muito maiores. Basta se inscrever de forma gratuita e comparecer às palestras, um sistema cheio de benefícios e conhecimento para os profissionais da reparação independente.