Notícias
Vídeos

Ciclo de palestras do Rota do Reparador continua sua jornada por todo o Brasil e leva palestras técnicas para as Escolas SENAI  em São José do Rio Preto, Sorocaba, Rio Claro, Araçatuba e Suzano


Escolas do estado de São Paulo receberam reparadores para as palestras das marcas Elring, Mobil, NGK e Snap-on. Mais uma vez os profissionais da reparação puderam tirar dúvidas, interagir com os palestrantes e aprender diretamente com quem produz

Por: da redação - 20 de maio de 2016

As palestras da Rota do Reparador já iniciaram os trabalhos em 2016 e você conferiu na edição passada as primeiras escolas a receberem os treinamentos. Em maio foi a vez de mais cinco escolas do Senai receberem o ciclo de palestras. Confira a seguir:

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

O reparador Avelino Cicoti, da oficina Maximiano de Souza, viu palestra da Snapon (Sun) no dia 12 e abril e afirma que foi muito produtivo participar das palestras: “fiquei satisfeito, as marcas presentes são muito boas. Eu corri atrás, me inscrevi e vi um ótimo treinamento.” Já Eliezer Alves Faria diz que “não há nada que precise melhorar, foi muito bom!”

O reparador Jefferson Jodas, da oficina Eco Rio, afirma que além de importante, os eventos fazem falta para os reparadores da cidade: “participarei sempre que possível, pois nós não vemos este tipo de conteúdo aqui”. Jodas deixou um recado: “gostei, mas achei que o tempo foi curto, queria tirar mais dúvidas. Contudo, as marcas apresentadas são excelentes e estão presentes no dia a dia da oficina em que trabalho”, comenta.

Luciano Angelo de Souza, instrutor da NKG, afirma que é fundamental treinar o profissional do aftermarket: “é importante capacitar o reparador automotivo porque, além de ser um formador de opinião, é ele quem decide qual marca vai colocar no carro do cliente que aparece na sua oficina.” Souza fala também que ensina como instalar e princípios de funcionamento: “essas informações ajudam o reparador a utilizar o nosso produto da maneira correta, para não prejudicar o carro do cliente dele”, finaliza. Paulo Godino, que também é instrutor da NGK, fala que: “é sempre importante, uma oportunidade ímpar para mostrarmos os nossos produtos. Além da parceria com o Senai, onde podemos compartilhar informações”.

SOROCABA

O reparador Francisco Neto, da Autocenter Saneto, disse que os eventos fazem muita falta para os reparadores de Sorocaba e região: “foi muito importante, pois sempre queremos evoluir na carreira. E esse tipo de informação técnica nós não vemos na cidade. Fiquei muito satisfeito com as palestras ministradas e gostaria de ver treinamentos sobre injeção eletrônica e câmbios”.

Já Marcos Paulo Rondelis, da Adimar Engates e Carretas, diz que nunca viu esse tipo de treinamento:  “qualquer informação é sempre bem-vinda”. Em Sorocaba estiveram presentes as marcas Elring e Mobil.

 

ARAÇATUBA

   

O último dia deste ciclo do Rota do Reparador 2016 foi em 26 de abril e esteve presente na cidade de Araçatuba na Escola Senai Duque de Caxias.

O profissional da reparação independente Adelson Prete, que trabalha na Automecânica Garra, afirmou: “estarei presente no segundo ciclo do Rota do Reparador, pois apesar de conhecer as marcas, gostei muito do treinamento ministrado por elas”. E completou: “quero continuar vindo e já estou ansioso para que mais fabricantes venham dar cursos para nós reparadores”. O reparador, que viu palestra da Elring, gostou das informações: “principalmente as partes técnicas, que ajudam muito no dia a dia da oficina.”

O reparador Evandro Luiz dos Santos, da Mecânica Bahia, disse que o ciclo de palestras é importante para tirar dúvidas: “alguns questionamentos que temos sobre determinado produto são resolvidos aqui nas palestras. E o melhor é que o evento é aqui na região, então fica mais fácil de comparecermos ao treinamento e certamente estarei na próxima edição do Rota do Reparador. Eu sou novato na área, então quanto mais cursos e treinamentos vierem para cá é melhor para mim”, garantiu o reparador, que mudou recentemente de linha pesada para linha leve.

Gustavo de Oliveira Neres, da Autoelétrica Tecnocar, afirma: “a qualificação do profissional da reparação independente é fundamental, ainda mais em período de crise. Por isso sempre estarei presente nas palestras do Rota do Reparador. E gostaria de ver palestras sobre injeção eletrônica”.

O reparador Nilson José Mendes, proprietário da Mendes Automecânica, garante: “hoje em dia o que menos aparece são informações sobre injeção eletrônica na nossa região. Mas treinamentos, de uma maneira geral, são deficientes na nossa região. Por isso vim participar do Rota do Reparador e com certeza estarei presente na próxima edição”.

RIO CLARO

A Escola Senai Manoel José Ferreira, de Rio Claro, também recebeu o primeiro ciclo do Rota do Reparador no dia 26 de abril e contou com palestras ministradas pelas marcas Mobil e Snapon (Sun). 

João Batista, da oficina MT, alega: “dá para aprender muita coisa com o Rota do Reparador, ainda mais para mim, pois pretendo abrir a minha própria oficina”.

O reparador Leonardo de Souza, da Limer Van, disse que estará na próxima edição do Rota: “estarei aqui e acredito que vocês estão no caminho certo, não tem o que melhorar.” 

Wanderlei Rogerio Bussolo, instrutor da Mobil, afirma que é importante participar do Rota do Reparador: “nós conseguimos mostrar os nossos lubrificantes e levamos conhecimentos para os reparadores, ou seja, para que ele coloque o produto correto no veículo do seu cliente. E também procuramos evidenciar a importância da troca do produto no momento adequado, para que não haja problemas com o propulsor”.

Alex Molder, palestrante da Snapon, afirma que o Rota do Reparador é importante para os profissionais independentes para “mostrar as possibilidades que facilitam o trabalho na oficina, com equipamentos apropriados para fazer diagnóstico,”

No próximo mês traremos o segundo ciclo do Rota do Reparador. Não perca!