Notícias
Vídeos

Ciclo de palestras do Rota do Reparador continua sua jornada por todo o Brasil e leva palestras técnicas para as Escolas SENAI em Ourinhos, São Bernardo do Campo, Piracicaba e mais seis instituições


Escolas do estado de São Paulo, no interior e no litoral, receberam reparadores para as palestras das marcas Elring, Mobil, Snap-on e Schaeffler. Os profissionais da reparação puderam tirar dúvidas, interagir com os palestrantes e aprender

Por: da redação - 23 de junho de 2016

O ciclo de palestras técnicas do Rota do Reparador prosseguiu sua jornada, inaugurando a segunda etapa com as Escolas Senai de Suzano, Ourinhos, São Bernardo do Campo, Piracicaba, São José do Rio Preto, Marília e Bauru. Confira como foram as palestras da Mobil, Sun, Schaeffler e Elring:

 

 SENAI Suzano

Suzano

 

Edson Carlos de Miranda BarbosaA primeira escola a receber a segunda fase do Rota do Reparador foi a escola de Suzano, na região metropolitana de São Paulo. Lá a Schaeffler teve oportunidade, no dia 28 de abril, de conversar com o público de profissionais da reparação e mostrar seus produtos. Carlos Ignacio Barbosa, que já compareceu a palestras de outras fabricantes na mesma escola, afirma: “sempre que posso eu venho conferir os treinamentos do Rota do Reparador. É muito importante para o reparador que queira estar atualizado com as tendências do mercado. Esses  eventos faziam falta para nós, porque agora temos o Rota e faz muita diferença no nosso dia a dia na oficina”, garante ele. “Sempre que tiver estarei aqui e eu uso os produtos da marca na minha oficina”, finaliza.

O profissional Cesar Luiz Gama, da Mecânica Star Car, comenta: “aprender é muito necessário. Eu sempre virei nas palestras do Rota do Reparador aqui na minha região, pois fiquei bastante satisfeito com o conteúdo. Tudo o que aprendemos nunca é demais.”

Edson Carlos de Miranda Barbosa, da Automecânica Carbotec, também já frequentou o ciclo de palestras na primeira fase deste ano e em 2015: “foi muito importante e sempre irei participar deste ciclo de palestras. Eu já estive em outras edições do Rota do Reparador e voltarei quando tiver outras, tem ajudado muito na oficina.” E assim como Carlos Ignacio, ele também reconhece: “eventos como este, de treinamentos, não fazem mais falta justamente por causa da existência do Rota, que nos coloca em contato com o fabricante, algo que nunca existiu. Há todo o apoio para o reparador independente.”

 

Ourinhos

 


SENAI OurinhosO reparador da Gordo Autoelétrica, Alexandre Moreira, afirma que foi muito importante participar da segunda fase do Rota: “é fundamental e sempre que tiver eu participarei. Fiquei satisfeito com as marcas presentes”, ele viu informações da Mobil e Snap-on (Sun). Geraldo Loiola da Visitação, que trabalha na Oficina Nossa Senhora Aparecida, compartilha da opinião de Moreira: “é sempre importante participar destas palestras”. Além de voltar em outras edições, o reparador afirma: “gostei muito deste treinamento”.Maurício Edson de Melo, da Rocauto Auto Mecânica, assistiu à palestra na Escola Senai de Ourinhos no dia 3 de maio e conta que “toda palestra que eu puder ir é importante e esses treinamentos são fundamentais”. O reparador deixa um pedido: “eu gostaria de ver uma palestra sobre motores turbo, que estão cada vez mais presentes nos carros de hoje”, finaliza.

 

 

São Bernardo do Campo

 

SENAI São Bernardo do CampoTambém no dia 3 de maio ocorreu o treinamento da segunda fase do Rota do Reparador em São Bernardo do Campo. Elienai de Oliveira Sanches, reparadora da MS Automecânica, afirma: “fiquei feliz com os conteúdos apresentados, mas gostaria de receber informações dos preços dos produtos”. Já o reparador da mesma oficina, Sergio da Silva Sanches, complementa o comentário de Elienai: “gostaria de receber mais informações por e-mail, mas estou muito satisfeito com tudo o que foi apresentado.”

Heyson de Souza, da SBC Trans, tem a mesma opinião da reparadora Sanches e afirma: “gostei bastante e estarei aqui em edições futuras”. O palestrante da Elring, Luiz Henrique Reis, comenta: “é importante este tipo de treinamento por conta do contato pessoal que temos com os reparadores. Eles utilizam os nossos produtos e nós passamos, como fabricantes, informações sobre montagem, sobre especificações do produto, novas tecnologias em motores, além de podermos sanar as dúvidas desses profissionais.”

 

Piracicaba

 

O reparador Edvandro Bastos alega SENAI Piracicabaque já é um “fiel” aluno das palestras do Rota do Reparador: “eles passam muitas dicas para nos ajudar em nossa função. Fiquei satisfeito com a didática simples, fica fácil de entender tudo o que é passado. Com carros novos, é difícil de lidar. Mas as informações passadas auxiliam bastante”.

O profissional Ed Willians Corrêa também ficou satisfeito com a marca Schaeffler: “gostei das informações sobre embreagens. Esses eventos faziam falta e os assuntos abordados apresentam detalhes que fazem a diferença”, comenta. Ele, que trabalha na Oficina Caterpillar, garante que voltará em edições futuras.

 Wagner LopesWagner Lopes, da Sinai Autopeças Reparação Automotiva, afirma: “são novas informações que adquirimos para facilitar o dia a dia” e “informações sobre embreagens são fundamentais para a execução correta dos trabalhos dos reparadores, por isso fiz questão de vir a este treinamento”, finaliza.

Wanderley Batista da Silva, instrutor da Schaeffler, conta que o treinamento é muito gratificante: “o nosso contato com os reparadores é importante, para nós como fabricantes e responsáveis pela assistência técnica, porque levamos conhecimento e recebemos conhecimento dos reparadores. Nós queremos que eles tenham confiança com o nosso produto e garantimos que eles podem entrar em contato com a fábrica, pois nós esclarecemos qualquer dúvida. Não precisam ficar com receio, conversem conosco para que a gente possa, inclusive, ter um feedback sobre os nossos produtos”, finaliza o palestrante, que treinou reparadores no dia 05 de maio em Piracicaba.

 

Marília

 

 SENAI MaríliaHuhalas UmbertoO ciclo de palestras também marcou presença em Marília, no dia 10 de maio. O profissional Anderson Franco, da Oficina Engremec Peças e Serviços, assistiu à palestra da Sun, e diz que adorou o que viu: “foi muito importante participar desta palestra, pois acontecem poucas vezes. Eu estarei aqui nas próximas, principalmente porque fiquei bastante satisfeito com o conteúdo apresentado. A partir de hoje eu vou indicar o Rota do Reparador e a marca que vi aqui para os meus clientes.”

O reparador da Autotech, Huhalas Umberto da Silva, foi conversar com a produção do ciclo de palestras, por já ter participado dos treinamentos realizados em 2015, e disse: “gostaria de ver palestras de common rail e injeção direta, porque gostei muito do que vi e imagino que outras marcas também queiram fazer parte do Rota do Reparador”, disse feliz, ao participar do treinamento.

São José do Rio Preto

 

SENAI São José do Rio PretoA Escola Senai de São José do Rio Preto recebeu o ciclo de palestras do Rota do Reparador, em sua segunda fase, no dia 10 de maio. Com Elring e Mobil nas apresentações, Diego Silva, reparador da Jamara Centro Automotivo, afirma: “as informações que eu recebi aqui usarei não só nos carros dos meus clientes, mas no meu próprio veículo. E gostaria de ver informações sobre transmissão automática, para ajudar no dia a dia da oficina.”

João de Castro, do estabelecimento Oficinas E Veículos, diz: “essa é a segunda vez que eu venho e esses treinamentos têm de ser frequentes”. Já Marcio Melo, profissional do Centro Automotivo Melo e Seccatto, disse: “o conteúdo está ótimo, não tem nada para melhorar”.

O instrutor Wanderley Brussolo, da Mobil, tenta transmitir as informações sobre os produtos e fala que é importante seguir o manual do veículo: “para manter o carro com a manutenção correta é preciso seguir as especificações ditas pelo manual do proprietário, pois lá é possível conferir qual o óleo correto para cada modelo. Mas nós, como fabricantes de lubrificantes, sabemos disso e apenas reforçamos essa informação para os reparadores, além de explicar quais são os principais componentes de cada tipo de lubrificante e dar dicas de utilização. Esse contato com o reparador independente, que é quem indica as marcas para o cliente final, é de extrema importância para as fabricantes”, finaliza.

Pedro Bighetti, palestrante da Elring, concorda com a visão de Brussolo: “é excelente preparar os reparadores, e os alunos do Senai, que são a mão de obra futura. Mostrar esses conhecimentos que detemos, por sermos fabricantes, é fundamental para os profissionais que vão receber frotas cada vez mais modernas em suas oficinas. A ideia é ajudar no dia a dia do profissional na oficina dele, e mostrar o que e como deve ser feito”, alerta.

 

Bauru

 

SENAI BauruO Senai de Bauru recebeu o ciclo de palestras do Rota do Reparador no dia 12 de maio. O reparador da Auto Mecânica Stander, Fábio Vizoni, afirma: “além de conhecer marcas importantes para o nosso trabalho, o Rota do Reparador nos dá a oportunidade de conversar com os colegas de profissão e saber o que está acontecendo no mercado”. E o reparador deixa uma dica: “eu gostaria de ver treinamentos sobre injeção eletrônica, é algo que não vamos aqui na cidade.”

Fernando Santos, do Centro Automotivo Amazonas, diz: “sem dúvida é importante participar de eventos como este. Toda vez nós aprendemos coisas novas, pois esses eventos sempre fizeram falta, principalmente em cidades menores como a nossa. Eu gostaria de saber mais sobre sistemas hidráulicos, sistemas eletrônicos e rede can.”

Napoleão NetoNapoleão Neto: “às vezes o reparador pode reparar algo de forma errada porque a marca não passou a informação correta. Com o Rota do Reparador isso não acontece, pois as marcas passam todas as informações necessárias. É ótimo, vou voltar sempre que possível”, afirma o reparador da Fred Auto Mecânica.

O Palestrante Pablo Francisco, do Grupo Schaeffler, diz que “é muito importante ter o contato direto com o reparador, ele é o formador de opinião. Ele escolhe a marca do produto que ele quer trabalhar e estar em contato com o aplicador é a maior satisfação que podemos ter”, afirma o instrutor.

 

Jundiaí

 

SENAI JundiaíBruno HenriqueA palestra ministrada na Escola Senai Conde Alexandre Siciliano, em Jundiaí, foi realizada no dia 24 de maio e contou com cerca de 200 reparadores. O reparador Bruno Henrique Pouza, que trabalha na Luiz Vanderlei Pouza Car, afirma: “o Rota do Reparador tem muitas dicas boas, técnicas que ajudam no dia a dia. E não vejo onde poderia melhorar, foi tudo perfeito!”.

Já Edinei Antônio Gonçalves, da Automecânica Futura, afirma: “não estive presente na primeira edição do ciclo de palestras, mas fiquei muito satisfeito com o conteúdo apresentado. Me arrependo de não ter comparecido no primeiro ciclo. E gostaria que os palestrantes trouxessem ainda mais informações”, comenta. O reparador da oficina Luthil Car, Thiago Fernandez, participará das próximas edições alegando que trabalha com freios e por isso seria interessante abordar este tipo de assunto: “eu trabalho com manutenção e substituição de freios e seria ótimo ter este tipo de informação. Mas o conteúdo apresentado foi excelente. Eu vou participar de todas as apresentações.”

 

Santos

SENAI SantosO ciclo de palestras do Rota do Reparador também esteve presente na Escola Senai Antonio Souza Noschese, na cidade litorânea de Santos, no dia 24 de maio. Claudio Silva, da Oficina 31 de março, afirma: “foi muito importante para a minha carreira, pois faltava muita informação para os reparadores independentes.” E ainda comenta que “gostaria de receber informações para encontrar as peças”, pouco antes de ir conversar com o instrutor na Elring para sanar suas dúvidas.

Ivo Ferreira FilhoIvo Ferreira Filho, da HS Retífica de Motores, que viu o treinamento da Elring, afirma: “a marca deu uma palestra de primeira qualidade e todo evento como este é sempre bem-vindo aqui na cidade, pois somos carentes de informações em Santos”, finaliza.

 

José Honorato, da Mecânica Eldorado, em São Vicente, comenta que já havia participado de uma apresentação da Elring na Baixada Santista: “eu já vi e toda vez que há uma palestra eu participo, pois fazem muita falta. Sobre juntas e retentores eu não tenho mais dúvida, foi muito bom o que vi aqui hoje”, comenta o reparador.