Notícias
Vídeos

Ciclo de palestras do Rota do Reparador continua sua caminhada por todo o Brasil e leva palestras técnicas para as Escolas SENAI em Ourinhos, São Bernardo do Campo, Belo Horizonte e Caxias do Sul


Escolas dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul receberam reparadores para as palestras das marcas Chiptronic, Delphi, Elring, Snap-on, INA, FAG, e LUK. Os reparadores puderam interagir com os palestrantes e tirar dúvidas

Por: Da Redação - 16 de janeiro de 2017

O ciclo de palestras técnicas do Rota do Reparador prosseguiu sua jornada, dando continuidade à segunda etapa com as Escolas Senai de Ourinhos (SP), São Bernardo do Campo (SP), Belo Horizonte (MG) e Caxias do Sul (RS). Confira como foram as palestras da Sun, Schaeffler, Elring e Chiptronic:

OURINHOS

Claudemir José de FariasA cidade de Ourinhos recebeu o ciclo de palestras do Rota do Reparador no dia primeiro de dezembro e contou com o treinamento das marcas INA e FAG da Schaeffler. O tema era Tecnologias em Rolamentos e Elementos de Motor. No Centro de Treinamento Senai, os reparadores conferiram as novidades e tecnologias das duas marcas. O profissional Claudemir José de Farias, da Winston Bosch Car Service, afirmou: “foi bastante importante vir aqui, pois além de aprender coisas novas eu consegui fazer amizades. No ano que vem estarei aqui para acompanhar mais informações. Com o catálogo novo o nosso dia a dia ficará mais fácil e a proposta do catálogo on-line, ainda mais.”

SENAI Ourinhos
O reparador Edeval Ribeiro, de Santa Cruz do Rio Pardo, cidade vizinha de Ourinho, contou que foi necessário participar do treinamento: “foram muitas novidades e esses eventos fazem falta para nós. Eu acompanho o Rota do Reparador pelo Jornal Oficina Brasil e fico sempre de olho para ver quando teremos outros treinamentos na região”. 

Edeval Ribeiro (esq) - Robson Tavares (dir)
Robson Tavares, da RA Autopeças, afirmou que houve muito conteúdo de qualidade na palestra da Elring: “vou participar das próximas edições, porque fiquei muito satisfeito com a marca presente, principalmente pelo catálogo online.”

SÃO BERNARDO DO CAMPO 

SENAI São Bernardo do Campo
A palestra realizada em São Bernardo do Campo, região metropolitana de São Paulo, aconteceu no dia 8 de dezembro. A palestra ministrada foi da marca LUK, da Schaeffler, e teve como tema Tecnologia em Embreagem. O reparador Alberto Renato, da Oficina do Alemão, afirmou: “foi fundamental participar do Rota do Reparador para conhecer novas tecnologias e as dicas do instrutor. Esses eventos fazem falta porque muitos de nós não têm acesso à informações. Fiquei bastante satisfeito, foi muito bem explicado. E eu gostaria de ver conteúdos de montadoras, como Ford, Chevrolet e Volkswagen. Há muitos casos no mercado que a gente desconhece e que elas poderiam nos ajudar.”

O profissional Jussui Trindade, da Oficina Jussui, comentou que a evolução constante do automóvel é um desafio para os reparadores automotivos: “devido às inovações, e nós que trabalhamos direto com essas tecnologias, a necessidade de se reciclar é constante. Uma palestra como esta da Schaeffler nos traz muitos benefícios. Gostaria que o volume de palestras fosse maior, mas de resto está tudo ótimo.” 

O reparador Luciano Augusto, da Auto Elétrica Yamaoka, contou: “sempre será importante acumular conhecimento. Nós, que somos autônomos, não temos tempo de buscar um curso ou aprimoramento mais demorado. Por isso essas palestras e encontros com as marcas são importantes. Quando nós temos a oportunidade de tirar dúvidas com os instrutores das fabricantes, é o melhor aprendizado. E sobre o conteúdo não tem do que reclamar, o treinamento é completo.”

BELO HORIZONTE

SENAI Belo Horizonte
O treinamento do Rota do Reparador feito em Belo Horizonte, em Minas Gerais, no Senai Centro Automotivo, aconteceu no dia 13 de dezembro e teve instrutores das marcas Chiptronic e Snap-on. 

O reparador Antonio Serneson afirmou: “foi ótimo participar desta edição, pois eles fazem muita falta para nós profissionais do aftermarket. Achei tudo muito didático e gostaria de informações de injeção eletrônica.”

O profissional Diego Vinicius da Silva, da Car Center, contou: “é a primeira vez que venho, mas por ter gostado muito, farei de tudo para estar presente nas próximas edições do Rota do Reparador. Fiquei muito satisfeito e gostaria de receber informações técnicas da parte eletrônica, que é a nossa especialidade no centro automotivo.”

Itelmar Silva Neves Almeida declarou: “esses cursos fazem muita falta e o Rota do Reparador veio para suprir as nossas necessidades. Foi muito bom participar dos treinamentos de 2016 e pretendo estar aqui ano que vem”, finalizou o reparador. 

CAXIAS DO SUL

SENAI Caxias do Sul
Também no dia 13 de dezembro foi a vez da escola Senai Mecatrônica/Centro Tecnológico Automotivo, de Caxias do Sul, receber o ciclo de palestras do Rota do Reparador. As marcas presentes foram Elring, com tecnologia em vedação e Mobil, com a palestra tecnologia em lubrificação.

O profissional do aftermarket Alcemar Schneider contou: “foi muito construtivo comparecer ao treinamento hoje. Eu vim de Farroupilha e fiz questão de estar aqui no ciclo de palestras do Rota do Reparador. Eu trabalho com a Mobil e produtos Elring, sei que os produtos são bons e não são caros. Eu gostaria de ver mais treinamentos sobre injeção.”

O reparador Jean Negreto, da Boneto Injeção Eletrônica, contou que não conhecia os produtos da Elring: “achei que tem muita qualidade o produto da Elring. A Mobil eu já conhecia, e fiquei muito satisfeito com o que vi hoje. E assim como meu colega Alcemar, eu também gostaria de ver mais treinamentos na área de injeção eletrônica.”

Jorge França, da Tecno Ar-condicionado, contou que é sempre fundamental participar de eventos como o Rota do Reparador: “podemos estudar cem anos e nunca saberemos tudo, o mundo automotivo muda muito rápido. Por isso gostaria de ver mais sobre elétrica e ar-condicionado automotivo, que é a minha área. Fiquei muito contente pelo fato de o Rota do Reparador estar aqui na nossa região”, finalizou.